O belga Romelu Lukaku foi alvo de ataques racistas nas redes sociais após a final da Champions League neste sábado, 10. A Inter de Milão, time do atacante, foi derrotada por 1 a 0 pelo Manchester City na decisão da competição continental.
O perfil de Lukaku no Instagram recebeu uma enxurrada de ofensas racistas, além de emojis de macaco. O belga ainda foi chamado de “catador de algodão”, termo que se referia aos negros escravizados que exerciam o trabalho em diversos países. Outros seguidores, no entanto, manifestaram solidariedade ao belga e disseram “não” ao racismo.
Lukaku entrou em campo aos 11 minutos do segundo tempo, substituindo Edin Dzeko, que sentiu dores e não fez um bom jogo. Com o belga, a Inter de Milão apresentou mais perigo no campo de ataque. Em uma cabeceada de Dimarco, aos 25 minutos, a bola acabou desviada involuntariamente em Romelu.
Lukaku chegou a ter uma finalização defendida pelo goleiro Ederson, aos 27 minutos. Aos 43, o arqueiro do Manchester City salvou a equipe inglesa em uma defesa com o joelho na cabeçada do belga na pequena área.