Endrick ‘sumiu’ no Palmeiras e não ganhou mais tantas oportunidades com Abel Ferreira. Após atravessar um jejum de 12 jogos no Paulistão, ele brilhou nas finais do estadual e indicou que estaria em evolução. No entanto, desde o estadual, o jovem perdeu espaço e viu outros atletas, antes pouco utilizados, serem mais usados pelo treinador português. Na última quarta-feira, 31, na derrota para o Fortaleza, pela Copa do Brasil, a promessa alviverde sequer entrou em campo.
Depois que a bola parou de rolar, Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva e foi questionado em relação ao sumiço de Endrick. O treinador não quis dar muitas explicações em relação ao tema e deu uma resposta curta e grossa para os jornalistas. De acordo com o técnico do Palmeiras, ele optou pela utilização de outros centroavantes ao invés de dar mais minutos para a joia brasileira.
Não sei por que essa pergunta, já ficaram de fora outros. A sua função é fazer perguntas, a minha é escolher os jogadores que devem jogar. Hoje (quarta) entendi que os centroavantes deveriam ser outros“, desabafou durante a coletiva de imprensa.
O atacante do Palmeiras, inclusive, não é titular de uma partida do Palmeiras há quase dois meses. Endrick, na oportunidade, atuou contra o Cuiabá e até chegou a marcar um gol na rodada do Brasileirão. De lá para cá, o atacante participou de sete jogos, não balançou as redes e nem deu assistências. Ao todo, durante esse período, foram apenas 158 minutos em campo. Além disso, ele ficou à disposição em outras seis partidas, mas não foi utilizado.
Nesta temporada, Endrick participou de 23 confrontos, mas não conseguiu dar assistência e marcou apenas quatro gols. O centroavante, inclusive, no começo de 2023 foi muito utilizado por Abel Ferreira e era titular absoluto. No entanto, Rony se recuperou de lesão e Artur chegou para reforçar o elenco e o garoto perdeu espaço com o treinador palmeirense.