Nos pênaltis, o Ceará venceu o Sport e conquistou o tricampeonato da Copa do Nordeste 2023. Após a derrota por 1 a 0 para o Leão no tempo regular, na Ilha do Retiro, o Vozão confirmou o triunfo por 4 a 2 nas penalidades e faturou o terceiro título de sua história. Campeão em 2015 e 2020, o time cearense se “vingou” da edição de 2014 e evitou o tetra da equipe do Recife.
O Vozão chegou para o jogo de volta da grande final com vantagem após vencer a ida, na Arena Castelão, por 2 a 1. O Ceará podia garantir qualquer empate, mas sofreu a derrota por um gol de diferença e levou a decisão para os pênaltis. Luciano Juba anotou o único gol da partida.
Ver essa foto no Instagram
As equipes voltam a campo no próximo final de semana, para a disputa da quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No domingo, 7, a partir das 11h (horário de Brasília), o Ceará visita a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Mais tarde, às 19h (de Brasília), o Sport recebe o Guarani, novamente na Ilha do Retiro.
O Jogo
Precisando do resultado, o Sport foi muito superior no primeiro tempo da final da Copa do Nordeste. Em casa, o Leão da Ilha protagonizou as ações de ataque e não deu respiro para o Ceará, que conseguiu segurar a derrota por 1 a 0 até o intervalo. O Vozão ainda precisou fazer uma substituição com apenas 20 minutos, quando o lateral-esquerdo Willian Formiga se lesionou; Danilo Barcelos entrou no lugar.
O lateral entrou mal e foi decisivo para a jogada do gol do Sport. Aos 26 minutos, Igor Cariús cruzou rasteiro, Danilo Barcelos fez o corte errado e deu um presente para Luciano Juba, que mandou uma bomba sem chances para o goleiro Richard: 1 a 0 para o Leão da Ilha.
A torcida atuante na Ilha do Retiro acelerou o time, que não tirou o pé e quase encontrou o segundo gol aos 35 minutos, quando o zagueiro Luiz Otávio cabeceou contra a própria meta, e Danilo Barcelos salvou em cima da linha para se redimir.
O jogo seguiu animado na segunda etapa, com o Sport dominando as principais ações. Na melhor chance, aos 24 minutos, o time do Recife mandou na trave duas vezes após cruzamento na área, com Felipinho e Wanderson no rebote. Sem sucesso no último passe, o Leão confirmou a vitória magra e a disputa nos pênaltis. Placar final: 1 a 0.
Pênaltis
Sport: Vagner Love e Sabino converteram. Juba e Gabriel Santos pararam nas defesas do goleiro Richard.
Ceará: Danilo Barcelos, Jean Carlos, Luvannor e Erick converteram. Castilho desperdiçou a cobrança.