O VAR (Arbitro de Vídeo) já é uma novidade consolidada no futebol mundial, apesar de não ter extinguido polêmicas durante os jogos. Sendo assim, a FIFA e a Ifab (órgão regulador do futebol) seguem testando novidades para que as partidas sejam menos discutidas e mais jogadas. Uma delas fará parte do próximo Mundial de Clubes.
Na competição internacional, que terá participação de times como Flamengo e Real Madrid, os árbitros irão anunciar suas decisões em seu microfone para todo o estádio. O aparelho já é usado para comunicação entre a equipe de arbitragem, mas no momento do anúncio, será amplificado para que todo o estádio consiga ouvir.
NÃO VEM DE GARFO QUE HOJE É SOPA🍴
A caneta🖊 do Danilo no Ivanovic em 2012 passando na sua timeline para lembrar que faltam 14 dias para o Mundial de Clubes! ⚽🔥@Corinthians | #ClubWC pic.twitter.com/erFU8sfFtn
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) January 18, 2023
A novidade foi autorizada para testes nesta quarta-feira, 18, e tem tendência a também ser testada na Copa do Mundo feminina, que também acontecerá em 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. Na reunião, o órgão recomendou prosseguimento no alto número de acréscimos, como aconteceu no Mundial masculino do Catar, no ano passado.
A CBF também vem tentando acabar com as polêmicas e anunciou uma novidade que pode ajudar na transparência das decisões do arbitro de vídeo. A Supercopa do Brasil, que será disputada no próximo dia 29, por Flamengo e Palmeiras, contará com o replay dos lances analisados no telão do estádio, como já acontece em países europeus.
Na oportunidade do anúncio, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues confirmou que tem a intenção de colocar a prática em todas as competições nacionais. No primeiro teste, o responsável pelo apito será Wilton Pereira Sampaio, juiz que apitou quatro jogos do último Mundial. Assistentes e VAR ainda não foram anunciados.