Em jogo que parecia tranquilo mas que terminou tenso, o Santos venceu o EC São Bernardo pelo placar de 2 a 1, jogando como visitante no estádio Bruno José Daniel, avançando na Copinha 2023 e agora vai enfrentar o Bahia na terceira fase do torneio. Os gols do Peixe foram marcados por Kevyson e Deivid, enquanto que João Guilherme diminuiu para a equipe do ABC paulista.
A partida já começou como era esperado, com o Santos sendo superior e dominando a posse de bola, partindo sempre para o campo de ataque. Não demorou muito para o Peixe abrir o placar, após o lateral-esquerdo Kevyson ser lançado na área e finalizar cruzado quase sem ângulo, colocando a equipe na frente e dando mais tranquilidade para o time.
Apenas sete minutos depois, Deivid ampliaria para a equipe da Baixada, aproveitando a falha do goleiro com a zaga do São Bernardo, que não se entenderam e deixaram a bola sobrar para o camisa 9 santista, deixando 2 a 0 no placar. Nos minutos seguintes, o Santo seguiu criando chances e poderia ter marcado mais um gol, porém o ritmo foi diminuindo e o resultado se manteve até o intervalo.
No segundo tempo, as duas equipes voltaram com uma proposta diferente e já não se arriscavam tanto. Após cerca de 15 minutos sem grandes emoções, Deivid roubou a bola do zagueiro no meio campo e partiu livre para o gol, porém chutou para fora de forma inacreditável. Aos 18 minutos, porém, o São Bernardo não desperdiçou a sua chance e João Guilherme aproveitou o rebote do goleiro para diminuir o marcador.
Após o gol marcado, o São Bernardo passou a acreditar no empate e um clima de tensão pintou no ar, pois o time do Santos estava visivelmente abatido e não conseguia mais assustar o goleiro Gabriel Cosme. Os mandantes buscavam o segundo gol e Edu Araújo salvou o Peixe em lances cruciais que poderiam ter custado a classificação da equipe da Baixada.