O Botafogo tinha a intenção de ficar algumas semanas em pré-temporada nos Estados Unidos, mas isso não acontecerá. Por causa de um desentendimento com a Ferj (Federação Estadual do Rio de Janeiro), e por causa do regulamento do estadual, John Textor desistiu da ideia e ficará mesmo pelo Brasil.
Com negociações quase acertadas para que o time se hospedasse na Flórida e disputasse jogos contra times locais, da MLS, a ideia teve que ser abortada pelo regulamento do Carioca, que não permite a utilização de um “Time B” em toda sua disputa. A tendência é que jogadores de maioria sub-23 jogassem.
Apesar disso, o elenco principal deve mesmo disputar a competição e realizar a pré-temporada no Brasil. Com os bastidores agitados, Textor não se entendeu com os dirigentes da federação, e agiu cancelando por medo de possíveis punições à sua equipe. A ideia era passar de três a quatro semanas no exterior.
Aceitando a realidade imposta pelo calendário brasileiro o americano aceitou passar o período de treinamentos no país, mas ainda não está decidido se eles acontecerão no estádio Nilton Santos ou no Espaço Lonier (CT do clube). Esta decisão será tomada junto a Luís Castro, treinador da equipe.
Como novidades para a temporada, o Botafogo já anunciou Marlon Freitas e Caio Vitor, além de também estar negociando com Luis Segovia e Giovanni González. Permanências também foram asseguradas no período, como a renovação de Matheus Nascimento e Joel Carli, além de mais um empréstimo de Víctor Cuesta junto ao Internacional.