Com a chegada de 2023 e a sequência da pré-temporada dos clubes no Brasil, o SportBuzz faz um especial projetando o começo dos principais estaduais do país. O último, mas não menos importante é o Campeonato Mineiro, que tem dois gigantes do futebol brasileiro, além de um em ascensão e outros que podem incomodar.
O primeiro jogo está marcado para o dia 21, às 15h (horário de Brasília), entre Athletic Club e Tombense em confronto com poucas expectativas, mas os gigantes já começam a se movimentar poucas horas depois. às 16h30 o Atlético-MG enfrenta a Caldense dentro de seus domínios, enquanto o Cruzeiro pega o Patrocinense fora de casa mais tarde.
Completando os times da Série A do Brasileirão, o América-MG entra em campo apenas no dia seguinte, para jogar contra o Pouso Alegre também fora de casa e com expectativa de começar mais uma temporada promissora. Apesar de não ter conseguido a vaga para a Libertadores em 2022, o ano foi considerado de evolução no projeto.
O Atlético-MG entra na competição na busca pelo tetracampeonato, já que vem de três títulos em sequência. Em 2022, enfrentou o maior rival Cruzeiro na grande final e venceu por 3 a 1, com dois gols de Hulk e outro de Nacho Fernández. Apesar disso, o Cabuloso volta para a Série A e promete um time mais competitivo.
Com fórmula de disputa semelhante a outros estaduais, o Mineiro conta com uma tabela única com 12 times em que todos se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros avançam para quadrangular final de semifinal e final, sendo o jogo decisivo em jogo único e na casa do melhor classificado na primeira fase.