A confirmação do falecimento de Pelé saiu na tarde desta quinta-feira, 29, mas a família vinha se preparando há alguns dias para quando acontecesse. Segundo o UOL, seu velório já vinha sendo preparado há seis dias, tendo até uma estrutura montada no meio do campo da Vila Belmiro. Imagens da estrutura vazaram nas redes sociais.
Sem confirmações de data e horário, o evento realmente acontecerá no estádio do Santos, clube e local onde jogou na maior parte da sua carreira e fez história. Ainda segundo o portal, o Rei já tinha um caixão dourado reservado há anos, e ele será enterrado em um local com vista para a Vila Belmiro.
Todas as vezes que estive na Rua Javari, principalmente trabalhando, eu olhava pra esse lado do campo e imaginava como foi o lance que o Pelé marcou o gol mais bonito da sua da sua carreira com apenas 19 anos. Por alguma ironia do destino, o gol não foi gravado. pic.twitter.com/nznixgm9me
— Gabriela Nolasco (@gabinolasco) December 29, 2022
Depois de mais de um mês internado, Pelé acabou falecendo na tarde desta quinta-feira, 29, em meio a um tratamento de câncer de cólon. Apesar de ter sido curado há alguns anos, a doença acabou voltando e se tornou fatal. Outro problema foi um problema respiratório consequente da Covid-19, que foi o motivo para a entrada no hospital.
Nos últimos dias ele recebeu a visita de seus filhos, inclusive Edinho, que é treinador do Londrina e passou o último final de semana em São Paulo para encontrar seu pai. Diversas fotos foram publicadas ao longo do tempo, até pela repercussão do estado crítico do Rei e especulações sobre seu real estado de saúde a cada dia.
Os números do jogador são impressionantes. Ao todo, foram 1365 jogos e 1282 gols marcados. O maior ídolo da história do torcedor santista deixou um legado muito forte no esporte. Grandes jogadores já expressaram a importância que o “Rei” deixou para o esporte. Pepe, seu parceiro de Santos, afirma que é o maior artilheiro do clube, pois considera Pelé como um extraterrestre.