O vice-diretor do Grêmio, Paulo Caleffi, teve um encontro pessoal com Luis Suárez em Rosário, na Argentina, onde o atacante uruguaio está hospedado na casa de ninguém menos do que Lionel Messi. O dirigente gremista disse que as conversas com o artilheiro foram produtivas e descontraídas, se aproximando de um acerto.
Segundo Caleffi, Suárez revelou que Messi recomendou que ele assinasse com o Grêmio para 2023, se tratando de uma grande oportunidade para atuar na reta final de sua carreira em um mercado cheio de visibilidade como o Brasileirão. As conversas entre as partes avançaram desde o último encontro e um acerto pode estar muito próximo de acontecer.
Luis Suárez defendeu o Nacional, do Uruguai, em 2022 e foi campeão do Campeonato Uruguaio com o clube que o revelou para o futebol mundial. O atacante estava antes na Europa, atuando pelo Atlético de Madrid, onde passou duas temporadas e conquistou um Campeonato Espanhol. Após o término do seu vínculo, Suárez não teve o seu contrato renovado e deixou o clube de forma gratuita.
Caso acerte mesmo a sua transferência para o Imortal, Suárez atuará em um estádio onde já jogou e inclusive marcou um gol, a Arena do Grêmio. Na fase de grupos da Copa América de 2019, Luisito estava defendendo a seleção uruguaia no torneio em partida contra o Japão, realizada na casa gremista. Suárez anotou o segundo gol do jogo, em cobrança de pênalti.
O conselho de Messi é algo fruto da amizade entre os dois desde a época de Barcelona, quando Suárez se juntou ao clube catalão em 2014 e escreveu a sua história com um dos trios mais marcantes da história, contando com Neymar para completar a trica de ataque do Barça na época.