O Grêmio encaminhou a contratação de Luisito Suárez para as próximas duas temporadas, pelo menos é que garante o ‘GE’, que afirma a troca de documentos entre as duas partes na negociação e a concretização do acordo pode ocorrer a qualquer momento, faltando apenas a assinatura do contrato, que deve ser feita nos próximos dias.
É improvável que o Imortal consiga fechar o negócio antes do natal, porém já no início da próxima semana o anúncio oficial deve ser feito, com Suárez já sendo jogador gremista a partir de 2023 e podendo ficar no clube até o final de 2024. Já está tudo apalavrado e os dirigentes estão animados com a chegada do uruguaio ao elenco.
Quem teve participação importante nas negociações foi Lionel Messi, que está com Suárez neste momento para celebrar as festas de fim de ano junto do ídolo uruguaio e, de acordo com o próprio Luisito, que citou um ‘amigo’ ajudando nas negociações, foi ele quem indicou a ida para o Grêmio como algo positivo para a carreira do atacante ex-Barcelona e Nacional.
As informações são de que Suárez terá um terço do salário pago pelo Grêmio e o restante será arcado por investidores externos, em grande parte empresas que estão interessadas em ter o nome no negócio. Nenhuma quantia foi paga para contratar o jogador, pois o artilheiro estava livre no mercado após o fim do seu vínculo com o Nacional, onde ganhou o Campeonato Uruguaio.
Suárez acumula passagens por gigantes europeus, como Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid e foi campeão por onde passou. Conquistou quatro La Ligas e uma Champions League com o Barça, além de mais um Campeonato Espanhol defendendo o Atlético de Madrid. No Liverpool ganhou uma Copa da Inglaterra e no Ajax, uma Eredivisie.