A Conmebol realizou um evento em homenagem a Pelé, o Rei do Futebol, neste domingo, 11. Apesar de ter sido realizado em Doha, no Catar, país-sede da Copa do Mundo 2022, nenhum dos ídolos da modalidade no Brasil compareceu. De acordo com informações do “UOL Esporte”, Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno, Cafu e Kaká receberam o convite para a celebração.
Conduzida por Fernando Sarney, que é um dos vice-presidentes da CBF e que integra os conselhos da FIFA e da Conmebol, a cerimônia, no entanto, contou com grandes nomes do futebol argentino. O ex-lateral Javier Zanetti, por exemplo, rasgou elogios a Pelé e desejou forças para o ‘Rei’ em sua declaração.
“Pelé foi inspiração para muitos do futebol. Mandamos todas as forças para que se recupere. O que Pelé transmite é motivo de orgulho. Ele nunca dividiu. Sempre quis unir. Pelé é um grande exemplo”, afirmou o ex-jogador. Além de Zanetti, Nery Pumpido, que foi goleiro e, atualmente, é secretário-geral adjunto e diretor de desenvolvimento da instituição, também marcou presença no evento.
Além disso, a Conmebol aproveitou a cerimônia para fazer uma sugestão à CBF: uma camisa especial da Seleção foi exposta com três das estrelas do escudo sendo substituídas por corações. A mudança no uniforme seria uma forma de honrar a cidade mineira em que o Rei do Futebol nasceu, há 82 anos.
DE UMA GERAÇÃO PARA A OUTRA
Mbappé enviou uma mensagem especial a Pelé após a vitória da França na Copa do Mundo 2022 sobre a Inglaterra, que garantiu a presença dos ‘Bleus’ nas semifinais do torneio. O jovem craque desejou uma boa recuperação ao Rei do Futebol e revelou sentir falta do ídolo, que voltou a ser internado.
“Tudo de melhor para ele. Estou com ele e desejo que melhore. Estamos sentindo falta dele aqui, e eu ainda mais”, declarou Mbappé. O camisa 10 de 23 anos já havia trocado mensagens com o ídolo brasileiro na última semana, que esteve sob observação no Hospital Albert Einstein para o tratamento de um câncer.