Japão e Costa Rica se enfrentaram na Copa do Mundo 2022 em confronto válido pela segunda rodada na fase de grupos, na manhã deste domingo, 27. Com o placar final de 1 a 0, favorável ao time de Francisco Calvo e cia, os triunfantes conquistaram três pontos na tabela do grupo E, ainda abaixo dos vice-líderes asiáticos, em razão dos saldos de gols faturados por cada um.
Após uma grande partida diante da Alemanha, o Japão produziu pouco no início do jogo contra a Costa Rica, com pouca velocidade. A seleção da América Central, por sua vez, recuperou parte de sua habilidade após a goleada sofrida para a Espanha, apesar de não ter conseguido criar grandes chances para abrir o placar no embate.
Além disso, um dado surpreendente ilustra o cenário ao longo da primeira etapa: nenhuma das equipes obteve chutes a gol. Quanto a posse de bola, a Costa Rica levou a melhor, cravando 57% na estatística. O Japão, por outro lado, apresentou uma precisão de passes ligeiramente mais efetiva em relação ao seu oponente (87% a 86%), bem como a quantidade de desarmes (8 a 1).
Os rumos do embate só foram alterados a partir do segundo tempo, aos 36 minutos. Fuller recebeu na área, não desperdiçou sua chance, bateu colocado e, apesar dos esforços do goleiro, conseguiu balançar as redes no primeiro chute a gol da seleção americana. Dessa forma, o tento anotado foi o terceiro do lateral-direito vestindo a camisa de seu país.
Assim, sem maiores alterações, a Costa Rica venceu o Japão na Copa do Mundo 2022 pelo placar final de 1 a 0. Agora, as equipes enfrentam diferentes desafios para o encerramento da fase de grupos no torneio: enquanto os asiáticos batem de frente contra a Espanha, os americanos retornam a campo diante de Alemanha, na quinta-feira, dia 1º.