O lateral-esquerdo do Valencia, José Gaya, não faz mais parte da seleção espanhola para a Copa do Mundo após não conseguir se recuperar de uma lesão no tornozelo. Para o seu lugar, o técnico Luis Henrique chamou Alejandro Balde, que vem se destacando no Barcelona na atual temporada e ganha a chance de defender o seu país na competição mais importante do futebol.
Gaya é um dos pilares da defesa espanhola desde a sua estreia na seleção e nunca perdeu uma partida defendendo o seu país natal. O seu momento na equipe nacional era tão bom, que deixou Jordi Alba no banco de reservas, mesmo defensor do Barcelona sendo o titular incontestável da lateral esquerda nos últimos anos.
🚨 OFICIAL | @jose_gaya abandona la concentración de la @SEFutbol para el Mundial de Catar.
El lateral se va de Doha con el cariño, el respeto y reconocimiento de sus compañeros y de toda la RFEF.
ℹ️ https://t.co/L0o9EPwnMs #VamosEspaña | #Catar2022 pic.twitter.com/pYjJGhfNms
— Selección Española de Fútbol (@SEFutbol) November 18, 2022
O substituto para a vaga, Alejandro Balde, vem se destacando no Barcelona e é considerado por alguns o melhor lateral atuando na liga espanhola, recebendo minutos importantes de Xavi e correspondendo a altura, chamando a atenção de Luis Henrique e ganhando uma oportunidade na seleção principal, sendo reconhecido por tudo que vem mostrando ao longo de 2022, além de ser um potencial concorrente para a posição no futuro.
A presença de José Gaya na Copa do Mundo era muito questionável, mas ainda se tinha esperança de que o lateral pudesse se recuperar a tempo da disputa do torneio da FIFA, ficando de fora inclusive do último amistoso da Espanha antes da estreia no Mundial, diante da Jordânia, focando no tratamento do tornozelo do atleta.
Com a convocação de Balde, o Barcelona chegou a 17 atletas que estarão presentes na Copa do Mundo do Catar, igualando o Bayern de Munique como o clube que mais cedeu jogadores para a competição. São eles: Ter Stegen, Jordi Alba, Ronald Araujo, Christensen, Koundé, Eric García, Balde, Busquets, Gavi, Pedri, De Jong, Raphinha, Dembélé, Ansu Fati, Depay, Ferran Torres e Lewandowski.