A Associação Argentina de Futebol (AFA) anunciou, nesta quarta-feira, 19, ter recebido a histórica camisa utilizada por Diego Armando Maradona na final da Copa do Mundo de 1986. A peça foi doada pelo alemão Lothar Matthäus, que havia recebido do próprio craque argentino depois do jogo que consagrou o bicampeonato mundial da Albiceleste.
O ex-jogador doou o artigo, que foi entregue, em primeira estância, à Embaixada Argentina em Madri, na Espanha. Por consequência, a camisa segue a caminho de terras argentinas. A notícia foi divulgada pelo presidente da AFA, Cláudio Tapia, através de uma mensagem nas redes sociais.
“Muito orgulho de ter recuperado a armadura de Maradona na final da Copa de 1986. Muito em breve todos poderão se dar ao luxo de visitá-la graças a Marcelo Ordás (colecionador de camisas) e principalmente a Matthäus, que a partir de agora está com as portas abertas para nossa casa”, disse Tapia.
Após 36 anos do vice-campeonato da Alemanha frente a Argentina, Matthäus falou sobre a troca de camisa com Maradona, amigo do alemão fora das quatro linhas. “Como amigos, sempre trocamos camisas. Sobre esse jogo não tive muito tempo para conversar e foi tudo muito rápido”, comentou o ex-jogador.
Maradona e Matthäus se enfrentaram na lendária decisão da Copa do Mundo de 1986, disputada no Estádio Azteca, no México. Na ocasião, a Argentina venceu a Alemanha Ocidental pelo placar de 3 a 2, com direito a gol nos últimos minutos, que garantiu o segundo título mundial dos Hermanos. Nenhum dos dois marcaram gols na final, mas ambos foram essenciais para suas respectivas seleções.