A premiação Bola de Ouro, da revista ‘France Football’, foi realizada nesta segunda-feira, 17, e coroou o francês Karim Benzema, do Real Madrid, e a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, como os melhores jogadores do mundo na temporada 2021/22.
O craque do Real Madrid confirmou o favoritismo e superou a concorrência do senegalês Sadio Mané (segundo colocado), do belga Kevin de Bruyne (terceiro colocado) e do polonês Robert Lewandowski (quarto colocado). Mané recebeu o primeiro prêmio Sócrates, para atletas engajados em causas sociais.
No feminino, Alexia Putellas também não causou surpresa com a sua eleição. A atacante do Barcelona desbancou nomes como Bonmati (Barcelona), Sam Kerr (Chelsea), Beth Mead (Arsenal) e Oberdorf (Wolfsburg), que ficaram no top 5.
Como foi o evento
A cerimônia do prêmio Bola de Ouro de 2022 foi apresentada por Didier Drogba, ex-atacante do Chelsea e da seleção da Costa do Marfim, e a jornalista Sandy Heribet. Logo no início da premiação, que foi revelando aos poucos o ranking da última temporada, Gavi recebeu o prêmio Kopa, melhor jogador sub-21. O troféu de melhor do mundo foi entregue por Zinedine Zidane, ex-treinador de Benzema no Real Madrid.
Prêmio Sócrates
Novidade na premiação da revista francesa, o Prêmio Sócrates tem como ideal coroar atletas envolvidos com causas sociais. O primeiro vencedor foi o senegalês Sadio Mané, que recebeu o prêmio das mãos do ex-jogador Raí, irmão de Sócrates. “Às vezes é muito difícil, mas eu faço o que posso pelo meu povo, para melhorar as coisas”, comemorou o atacante do Bayern de Munique.
Confira todos os vencedores
Bola de Ouro masculina: Karim Benzema (Real Madrid)
Bola de Ouro feminina: Alexia Putellas (Barcelona)
Troféu Yashin: Thibaut Courtois (Real Madrid)
Troféu Kopa: Gavi (Barcelona)
Clube do ano: Manchester City
Troféu Gerd Müller: Robert Lewandowski (Barcelona)
Prêmio Sócrates: Mané (Bayern de Munique)