Dentre os 23 convocados para os amistosos no final de setembro, 11 jogadores disputam a elite do futebol inglês. Alguns deles, inclusive, se juntaram à liga nessa última janela de transferências. Nesta sexta-feira, 09, o treinador da Seleção Brasileira divulgou a lista dos atletas que vestirão a amarelinha para o que, possivelmente, são os últimos jogos preparatórios da Copa do Mundo 2022.
Mesmo em período de testes, o trio de goleiros permanece igual: Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City, representarão o futebol inglês, enquanto Weverton, do Palmeiras, fecha a lista. As opções para o gol são as mesmas utilizadas por Tite nos últimos anos, já esperadas, atribuindo muita segurança defensiva.
Nos setores de defesa, apenas um jogador dentre laterais e zagueiros: o capitão Thiago Silva, do Chelsea. Figurinha carimbada na Seleção, a convocação de Thiago já era mais do que esperada. Porém, dentre outros jogadores da Premier League, a ausência de Emerson Royal, lateral do Tottenham, e de Gabriel Magalhães, zagueiro do Arsenal, chamou a atenção. A presença de outros jogadores na lista pode significar uma falta de testes para os dois brasileiros em Londres, que vem apresentando bom futebol na liga mais intensa do mundo.
O meio campo foi o setor que mais contou com jogadores da liga inglesa. De seis convocados, cinco disputam a Premier League. Bruno Guimarães, do Newcastle, Casemiro e Fred, do Manchester United, Lucas Paquetá, recém-chegado ao West Ham e, por fim, Fabinho, do Liverpool. A última vaga foi ocupada por Everton Ribeiro, do Flamengo, mas a ausência de Philippe Coutinho, do Aston Villa, não deixou de ser debatida.
Casemiro e Paquetá se juntaram à liga nas últimas semanas da janela de transferências. Reforços de peso, ambos vêm recebendo espaços nas equipes. Casemiro pode se tornar essencial para o período de reconstrução do United, enquanto Paquetá vem para reforçar um setor que estava fragilizado do West Ham.
Fabinho é titular absoluto do Liverpool há anos, mas a concorrência pela vaga de volante da Seleção com um dos melhores do mundo causa a baixa rodagem com a amarelinha, não deixando de ser importante. Fred, por sua vez, é o segundo volante do United há uns anos, com titularidade já garantida. Bruno Guimarães se juntou ao Newcastle na última temporada. Além de titular absoluto, o jogador se tornou uma peça importante para o projeto do clube recém-bilionário.
No ataque, Antony, recém-chegado ao Manchester United, é um dos nomes já esperados. O ex-jogador do Ajax, que foi anunciado pelo clube há pouco mais de uma semana, já estreou pelos Red Devils e marcou um gol na vitória por 3 a 1 contra os rivais, o Arsenal. Richarlison, que foi contratado pelo Tottenham recentemente, também configurou a lista. O “Pombo” vem se tornando uma peça importante na equipe e, na última partida pela Champions League, marcou os dois gols da vitória do Spurs.
Roberto Firmino, por sua vez, não era um dos nomes cogitados para a Copa do Mundo no início da temporada. Porém, com um bom início de Premier League e chegando a fornecer três assistências e marcar dois gols em uma única partida, além de decidir outras, passou a dar o que falar. Dentre as opções do ataque, ele não é a mais esperada para a titularidade na Copa, mas o teste deve valer para o treinador, que busca por um camisa nove há tempos.
Com esses atacantes convocados, a ausência de jogadores como Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli causou estranhamento. Os dois jogadores do Arsenal, que foram essenciais para o bom início de temporada e a liderança precoce no campeonato, podem ser peças-chave para Tite na Copa. O centroavante, além de ser um ótimo finalizador e pisar na área bem posicionado quando necessário, também faz pivô, marca e cria jogadas.
A não-convocação do Jesus pode significar a garantia do jogador no torneio mundial, considerando que ele vem de ótima fase e já foi utilizado inúmeras vezes no Brasil, sem necessidade de mais testes, abrindo outras vagas. Porém, Martinelli poderia receber a oportunidade. O jogador tem características de um ponta mais agudo do que os demais convocados, podendo participar até do setor de criação e finalizar bem.
A Premier League foi a liga que mais investiu em contratações nesta última janela de transferência, totalizando um gasto de 2,2 bilhões de euros, ou seja, mais do que a La Liga, a Série A italiana e a Ligue One francesa somadas. Este investimento pode significar até mesmo mais convocações de jogadores que atuam no futebol inglês na próxima lista, incluindo alguns nomes deixados de fora desta, que serão chamados para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2022.