Athletico-PR x Palmeiras entraram em campo na noite desta terça-feira, 30, na Arena da Baixada, para o primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Com a casa cheia, o objetivo dos mandantes era conseguir construir um bom placar para resolver a vaga com calma no Allianz Parque na próxima semana, e o magrinho 1 a 0 será fundamental para o jogo de volta.
O Athletico-PR chegou até aqui na competição depois de ter passado pelo Estudiantes, da Argentina, durante a disputa das quartas de final da Libertadores. Na soma dos resultados dos dois confrontos, o Furacão terminou com o placar de 1 a 0 sobre o adversário. Já o Palmeiras superou o Atlético-MG depois de um empate e um 6 a 5 nas penalidades.
O jogo
Primeiro tempo
Com apenas cinco minutos de bola rolando, Flaco López recuperou a posse no campo de ataque, tabelou com Dudu e recebeu sozinho dentro da área, mas finalizou para fora na primeira grande chance perdida pelo Palmeiras. Logo na sequência, Alex Santana recebeu o cruzamento de lateral dentro da área adversária e arriscou uma bicicleta para o gol, mas mandou para fora.
Aos 13, Hugo Moura fez uma ótima jogada individual pela esquerda e cruzou direto para a entrada da área. Gustavo Gómez tentou afastar o perigo e quase fez o gol contra, mas Weverton salvou o Palmeiras. Ainda, Canobbio recebeu na intermediária ofensiva do Athletico-PR e foi derrubado por Zé Rafael.
No lance seguinte, Gustavo Gómez afastou a cobrança de escanteio para longe. Vitinho foi lançado novamente na ponta esquerda, e Flaco López desviou para a cobrança de outro escanteio. No minuto seguinte, Vitinho recebeu um outro ótimo cruzamento na área e ganhou no alto de Marcos Rocha, mas acabou cabeceando para fora.
GOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!
ALEX SANTANA!!!! 1×0!!!!
VAMOSSSSSSSS!!!!!!!!!! #Athletico #Libertadores pic.twitter.com/dR22E4PZSc— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) August 31, 2022
Com 22 minutos, gol do Athletico-PR! Vitor Roque recebeu um bom passe dentro da área do Palmeiras, dominou e passou para Alex Santana abrir o placar na Arena da Baixada para colocar o time da casa em vantagem na busca pela vaga na final da Libertadores. Após o gol, Marcos Rocha tentou o cruzamento para a área, mas Bento saiu bem do gol e ficou com a bola.
Seis minutos depois, Vitor Roque recebeu em profundidade e disputou na velocidade com Murilo. O zagueiro do Palmeiras desviou a bola para escanteio, e na sequência, Alex Santana desviou o caminho dela novamente após a cobrança, mas a zaga do Palmeiras tirou o perigo dali no momento certo antes que algo pior pudesse acontecer.
Já aos 40, Vitinho recebeu o lançamento na ponta esquerda, mas foi desarmado. O Athletico-PR tentou diminuir o ritmo do jogo neste momento, mas logo no lance seguinte, Flaco López recebeu um ótimo cruzamento de Rony. O atacante subiu mais alto do que a zaga do time mandante, mas acabou mandando para fora na hora de cabecear.
Fim do primeiro tempo!
Segundo tempo
Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto, Gabriel Menino recebeu próximo à área do Athletico-PR e arriscou o chute, mas a bola passou bem perto do gol defendido por Bento, levando perigo. Ainda, Canobbio caiu perto da área do próprio Athletico-PR e pediu falta, mas tocou com a mão na bola e o árbitro marcou a falta para o Palmeiras.
Aos 15, Bruno Tabata cobrou o escanteio com muito efeito na segunda trave, e a zaga afastou o perigo, mas Vitinho desviou a bola com a mão e cometeu a falta na entrada da área do Athletico-PR. Na cobrança, Gabriel Menino bateu com perigo, mas acabou mandando por cima do gol defendido por Bento, e perdendo a chance de empatar o confronto.
A resposta do Athletico-PR aconteceu com Abner avançando pela esquerda e batendo por cima do gol defendido por Weverton. Na sequência, Dudu avançou pela direita em jogada individual e tentou o cruzamento, mas acertou a arquibancada da Arena da Baixada. O Palmeiras seguiu pressionando, mas cometeu a falta de ataque em Thiago Heleno.
Nesse momento do jogo, com o Furacão com um a menos e com Felipão expulso, o Palmeiras passou a ficar mais com a bola e tentou pressionar o Athletico-PR. Os donos da casa se fecharam em seu campo de defesa e tentaram evitar o empate. Apesar disso, Tabata ainda tentou o passe para Dudu na linha de fundo, mas a bola saiu direto em tiro de meta para os mandantes.
Já aos 40, Rafael Navarro recebeu a primeira bola na entrada da área, mas dominou com o braço e cometeu a falta. O Palmeiras tentou pressionar mais o Athletico-PR, mas não conseguiu muita coisa. Atuesta, recém-colocado em campo, cometeu a falta de ataque antes de o árbitro indicar oito minutos de acréscimo na segunda etapa.
Cinco minutos depois, Mayke cruzou para a área do Palmeiras, mas a zaga afastou o perigo. Na sobra, Gabriel Menino chutou por cima do gol defendido por Bento. Tabata cobrou a falta para a área do Athletico-PR, e o Palmeiras ganhou escanteio cobrando rápido. Piquerez cruzou para a área adversária, mas mandou direto pela linha de fundo.
Fim de jogo!
Como fica agora?
Agora, para chegar em mais uma final da Libertadores, o Palmeiras precisa vencer o jogo de volta, que acontece na próxima terça-feira, 6, no Allianz Parque, por dois gols de diferença para conseguir avançar para a final da competição sul-americana. Caso o time Alviverde marque apenas um gol, a decisão fica para as penalidades máximas.