Nesta segunda-feira, 22, o Brasileirão Feminino 2022 teve suas semifinais definidas. A fase contará com derby paulista, entre Corinthians e Palmeiras, além de confronto Internacional x São Paulo repetido das quartas de final da temporada passada no outro lado do chaveamento. O Verdão e o time gaúcho, respectivamente primeiro e segundo colocados da primeira fase, terão mando de campo da decisão.
Líder da primeira fase, o Palmeiras decidirá em casa em um confronto histórico contra o maior rival e atual tetracampeão, o Corinthians. A equipe alviverde venceu o Grêmio, com goleada e placar agregado de 7 a 1. Desde o início do projeto de futebol feminino do Verdão, as Palestrinas nunca foram eliminadas antes da semifinal do Brasileiro A1. Porém, a equipe acumula uma eliminação nesta mesma fase, em 2020, para as rivais alvinegras, além do vice-campeonato de 2021, também decidido em um derby.
O Corinthians, por sua vez, briga para defender o título e almejar o penta. Após vitória por 3 a 0 no agregado contra o Real Brasília, o Timão se classificou sem dificuldades na Neo Química Arena, colocando mais de nove mil pessoas na torcida. O gol de Tamires, camisa 37, consagrou a vaga da equipe na fase seguinte.
A primeira vitória da equipe palmeirense no clássico, desde a volta do feminino em 2019, se deu apenas na primeira fase do campeonato atual, ainda sob comando do treinador Hoffmann Túlio. A vitória foi marcada por um 2 a 0 no Allianz Parque, contando com o recorde de público da modalidade feminina no estádio. No geral, o Corinthians leva grande vantagem em confrontos diretos e classificações em mata-mata.
Hoje, com vantagem de 4 a 2 no agregado, a equipe do Internacional se classificou para a semifinal do Brasileirão Feminino, após eliminar o Flamengo. Sendo o único time não-paulista na fase do campeonato, as Coloradas têm como grande força na competição o ótimo desenvolvimento de suas categorias de base, além de contar com jogadoras experientes como a Sorriso, autora do gol decisivo.
As Gurias Coloradas enfrentarão o São Paulo na decisão, equipe que eliminou a Ferroviária na noite de domingo, 21, garantindo um 2 a 0 na Arena Barueri. O tricolor paulista conta com jogadoras como Maressa, a capitã que vem sendo essencial para a equipe, além de Micaelly, uma das autoras dos gols das quartas de final, e Formiga, que está na prateleira das maiores da modalidade, além de diversos talentos de Cotia.
Mais um confronto definido! ✅
Grande duelo! @SaoPauloFC_Fem e @ColoradasGurias vão se enfrentar pela vaga na grande final! Quem vai levar a melhor? #BrasileirãoFemininoNeoenergia pic.twitter.com/r6XLKCmeCw
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) August 22, 2022
Internacional e São Paulo têm duas das melhores categorias de base feminina do país. Recentemente, as equipes protagonizaram a final do Brasileirão Feminino sub-20, onde as Coloradas foram campeãs. Na última temporada, o confronto se repetiu nas quartas de final do Brasileiro Feminino, com a classificação também das gaúchas, em um placar agregado de 4 a 3.