O Real Madrid é o time mais valioso da Europa sim! Próximo de disputar mais uma decisão da Champions League, a equipe merengue recebeu o título pelo quarto ano seguidos. Essa escolha faz parte do relatório anual da “The European Elite: Football Club’s Valuation”, da Football Benchmark, plataforma de dados e análise sobre negócios do futebol.
A plataforma, inclusive, avalia a valorização dos 32 clubes mais poderosos da Europa, com os espanhóis sendo os únicos a ultrapassarem os três milhões de euros, algo em torno dos 15,4 milhões de reais. A pesquisa cita que o principal valor da equipe foi a política de contenção de custos na temporada 2020/21, quando destinou 63% de suas receitas à folha salarial.
Canal – SportBuzz
Para se ter uma ideia, o Barcelona, maior rival do Real Madrid teve uma porcentagem nessa mesma análise de 88%. Vale destacar que esses pontos foram analisados apesar das adversidades, como o fechamento do estádio Santiago Bernabéu para reformas, o que culminou na queda de mais de 50% das vendas de camisas nas lojas.
Assim, em termos de valorização, os merengues são seguidos pelo Manchester United e pelo Barcelona nessa lista, com 2,8 milhões de euros, cerca de 14,3 milhões de reais de crescimento para cada. No entanto, diferentemente do Real Madrid, que levou o título do Campeonato Espanhol, essas equipes não levantaram nenhum troféu até aqui, e vivem com crises.
A Football Benchmark informou ainda em seu relatório que as equipes registraram um crescimento médio de 10%, mas que ainda não conseguiram superar as marcas que foram atingidas de 2016 a 2020, e muito é reflexo da pandemia. Confira o ranking da pesquisa com o Top 10 dos clubes mais valiosos da temporada.
🧳 ¡París nos espera!#APorLa14 pic.twitter.com/9VpSAUEBrl
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 26, 2022
- Real Madrid: 3,1 milhões de euros;
- Manchester United: 2,8 milhões de euros;
- Barcelona: 2,8 milhões de euros;
- Bayern de Munique: 2,7 milhões de euros;
- Liverpool: 2,5 milhões de euros;
- Manchester City: 2,4 milhões de euros;
- Chelsea: 2,1 milhões de euros;
- Paris Saint-Germain: 2,1 milhões de euros;
- Tottenham: 1,9 milhão de euros;
- Juventus: 1,5 milhão de euros