No último compromisso do ano, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 2 a 0 nesta quarta-feira, 1, e faturou o título do Torneio Internacional de Futebol Feminino, disputado na Arena da Amazônia, em Manaus. No segundo tempo, Kerolin e Giovana marcaram os gols brasileiros, que confirmou a primeira conquista da amarelinha sob o comando de Pia Sundhage.
Após vencerem os primeiros confrontos, brasileiras e chilenas decidiram o título do Torneio Internacional de Futebol Feminino de 2021. Pelo saldo de gol, a Seleção Brasileira jogava por um empate. Nas duas primeiras rodadas da competição em Manaus, o Brasil construiu goleadas contra a Índia (6 a 1) e Venezuela (4 a 1). O Chile também venceu as venezuelanas e as indianas, por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente.
O Brasil é o maior campeão do torneio, mas o Chile defendia o título conquistado em 2019. No retrospecto entre as seleções na competição, foram duas vitórias das brasileiras e um empate. A seleção venceu em 2009, 2013 e perdeu para as chilenas em 2019, nos pênaltis.
O JOGO
Na primeira chance da partida, o Chile conseguiu um rápido contra-ataque e Lara, que ficou com a sobra, chutou firme e mandou para fora. Na chance do Brasil, aos 12 minutos, Ary Borges recebeu o lançamento de Kerolin na grande área, finalizou forte e acabou mandando para fora.
Aos 22, em nova jogada de Ary com Kerolin, Marta recebeu a bola esticada e finalizou de primeira. A bola parou na marcação e saiu para escanteio. Na sequência, Debinha fez o cruzamento pela esquerda e encontrou Kerolin, que cabeceou fraco para a defesa fácil de Endler.
O Brasil ficou perto de abrir o placar aos 33 minutos, quando Marta fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Antônia ficar com a sobra e encontrar Debinha, que bateu cruzado para fora.
O Brasil abriu o placar aos quatro minutos, com gol de Kerolin. Após grande passe de Ary Borges na entrada da área, a atacante só precisou tocar no contrapé de Endler: 1 a 0.
2° TEMPO – GOOOOOOOOOL DO BRASIL!
Que passe da Ary na entrada da área, a Kerolin só precisou empurrar pro fundo do gol!
🇧🇷 1×0 🇨🇱 | #GuerreirasDoBrasil #BRAxCHI pic.twitter.com/L9KzCHymOv
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) December 2, 2021
Mais concentrado e sem sofrer ameaças, o Brasil ampliou a vantagem aos 38 minutos, com gol de Giovana. Ligada ao lance, a atacante roubou a bola da zagueira adversária e finalizou com chute forte, sem chances para Endler: 2 a 0.
Escalações
Brasil: Letícia; Antonia, Tainara, Daiane, Tamires, Duda, Angelina, Kerolin, Ary, Mata e Debinha.
Chile: Endler; Leyton, Ramírez, Saez, Balmaceda, Lara, Araya Jimenez, Rojas, Aedo, Urrutia.