O Grêmio se complicou no Brasileirão e perdeu a sua primeira final na luta contra o rebaixamento. A equipe de Vagner Mancini cometeu erros bizarros no primeiro tempo, viu o Bahia abrir dois gols de vantagem e acabou não conseguindo correr atrás do prejuízo na etapa final. Desta forma, com a derrota de 3 a 1 nesta sexta-feira, 26, o rebaixamento se aproximou.
A primeira etapa do Grêmio foi um pesadelo. Gabriel Chapecó acabou errando no lance e não conseguiu espalmar o chute de Mateus Bahia. Já no segundo gol, Raí Nascimento aproveitou um recuo errado de Pedro Geromel e abriu 2 a 0. Nos últimos 45 minutos, o Tricolor jogou melhor, diminuiu a diferença com Thiago Santos, porém não foi o suficiente para evitar a derrota.
Com a vitória, o Bahia chegou a 40 pontos e saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão. Além disso, empurrou o Juventude para o Z-4 e viu o Grêmio permanecer com 36 pontos. Desta forma, o Tricolor ficou atrás dos rivais diretos por quatro pontos e precisará vencer todas as partidas finais e torcer por tropeços para ficar na Série A.
📝 Após sair 1º no #SócioDigital, confira a escalação tricolor #BBMP pic.twitter.com/aFMy8FqTtf
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 26, 2021
📋 ESCALAÇÃO DO TRICOLOR!
🇪🇪 #BAHxGRE #VamosTricolor #Brasileirão2021 pic.twitter.com/DpraodEwCf— Grêmio FBPA (@Gremio) November 26, 2021
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O Grêmio teve um primeiro tempo para ser esquecido no Campeonato Brasileiro. Nada que o time de Vagner Mancini tentou deu certo e para piorar, o Bahia entrou ligado na partida e decidido a ser preciso na frente do gol. O Tricolor concedeu erros defensivos para os donos da casa, que souberam aproveitar e abrir uma diferença de 2 a 0 no placar.
Apesar do Grêmio ter entrado em campo, pressionado mais e finalizado mais, o Bahia foi preciso no ataque. Aos 17 minutos depois de uma bela troca de passes, Rodriguinho lançou, Vanderson falhou no corte e a bola sobrou para Matheus Bahia, que chutou cruzado. Gabriel Chapecó até tocou nela, mas não evitou o gol. 1 a 0.
MATHEUS BAHEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pic.twitter.com/B0ZIhnxWy1
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 26, 2021
O confronto entre os dois rivais foi ficando cada vez mais pegado com o passar do tempo e o Grêmio acabou entrando na pilha do Bahia. Os donos da casa, por sua vez, optaram por seguirem atentos a cada lance e, num grande vacilo de Pedro Geromel, o Tricolor balançou as redes da Arena Fonte Nove mais uma vez.
RAÍ RAÍ RAÍ RAÍ #BBMP pic.twitter.com/uQfno73fut
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 26, 2021
Numa saída de jogo errada, Geromel recuou para Gabriel Chapecó e Raí Nascimento aproveitou para se adiantar ao goleiro e apenas completar para o fundo das redes. 2 a 0 e Grêmio com problemas dentro de campo. A equipe, por sinal, demonstrou grande irritação e insatisfação com uma confusão entre Vanderson e Raí.
Depois disso, o Grêmio conseguiu criar a sua melhor oportunidade no final da etapa inicial. Borja fez grande jogada individual e ajeitou de calcanhar para Alisson. O atacante invadiu a área, driblou o zagueiro e bateu firme. Danilo Fernandes fez uma grande defesa e manteve o 2 a 0 no placar para o segundo tempo.
📽️⚽ Nossos dois gols até aqui! pic.twitter.com/sQiErMHOz5
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 26, 2021
E O SEGUNDO TEMPO?
Recomeça o jogo! VAMOS, GRÊMIO!
Bahia 2×0 #Grêmio
🇪🇪 #BAHxGRE #VamosTricolor #Brasileirão2021 pic.twitter.com/vimUioFxtW— Grêmio FBPA (@Gremio) November 26, 2021
Para o segundo tempo, Vagner Mancini apostou em Douglas Costa para tentar mudar o jogo e tentar diminuir a diferença no placar. O camisa 10 deu outra dinâmica para o ataque do Tricolor, mas o Bahia seguiu extremamente atento ao confronto e assustou com algumas jogadas em velocidade.
Logo de cara, Douglas Costa tocou para Rafinha e o lateral cruzou rasteiro para dentro da área. Borja apareceu livre, mas não pegou forte e chutou em cima de Danilo Fernandes. O goleiro do Bahia conseguiu defender com tranquilidade e manter a boa diferença no placar.
Quem assustou pelo lado do Bahia foi Rossi e Gilberto. Os dois atacantes fizeram grandes jogadas individuais, invadiram a área, porém na hora da finalização, os chutes acabaram subindo demais e saindo pela linha de fundo. Os donos da casa, depois desses lances, diminuíram o ritmo e o Grêmio encontrou seu primeiro gol na partida.
Depois de uma cobrança de escanteio, Danilo Fernandes não afastou bem o cruzamento e a bola caiu nos pés de Rafinha. O lateral acertou uma bomba, o goleiro do Bahia fez boa defesa, mas Thiago Santos apareceu para desviar e, no rebote, diminuiu a diferença no placar. 2 a 1 e jogo pegando fogo na Arena Fonte Nova.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO GRÊMIO! 🇪🇪 #BAHxGRE #VamosTricolor #Brasileirão2021 pic.twitter.com/7KzKrCdmXk
— Grêmio FBPA (@Gremio) November 26, 2021
A partida foi se encaminhando para o fim, o Grêmio acabou ficando desesperado pelo empate e se lançou ao ataque. O time gaúcho deixou espaço atrás, o Bahia soube aproveitar e Daniel balançou as redes para dar números finais para o confronto. O meia recebeu livre na área, bateu firme e fechou o placar. 3 a 1.
DANIELZINHO MEU LINDO! pic.twitter.com/shuePA3x6e
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 26, 2021