O árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva, que apitou o duelo entre Botafogo e Sampaio Corrêa no último domingo, 26, relatou em súmula que a arbitragem foi alvo de xingamentos do zagueiro Joécio, do time maranhense.
Após a expulsão, nos acréscimos do primeiro tempo, o defensor disparou contra a equipe de arbitragem, de acordo com o relato de Paulo Cesar. Na súmula, o árbitro explicou a expulsão após Joécio “dar uma entrada contra um adversário com uso de força excessiva na disputa da bola”.
“Expulsei diretamente após revisão na ara por: jogo brusco grave, ao dar uma entrada com as travas da chuteira na região da perna do seu adversário com uso de força excessiva. Após a expulsão, o atleta veio em minha direção com o dedo em riste proferindo os seguintes dizeres ‘você é pipoqueiro, é um pipoqueiro’ sendo contido pelos seus companheiros de equipe. Na saída do campo de jogo o atleta expulso foi com o dedo em riste em direção ao quarto árbitro colocando a cabeça próxima ao seu rosto e proferindo os seguintes dizeres ‘você é um pipoqueiro’”, relatou no documento.
Joécio será desfalque do Sampaio na próxima quinta-feira, 30, às 21h30 (de Brasília), contra o Remo, em casa. Com a punição relatada em súmula, o defensor pode ser punido por um gancho maior no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
De acordo com o “Globo Esporte”, o jogador pode pegar, no mínimo, quatro jogos de suspensão por se enquadrar no artigo 243-F, que aborda “Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”.
O Botafogo venceu o duelo por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.