Nesta quarta-feira, 22 de setembro, o zagueiro Thiago Silva completa mais um ano de vida. Com a camisa do Chelsea, o craque brasileiro chegou aos 37 anos em plena forma física e com muita lenha para queimar no clube e na Seleção Brasileira.
Além do talento dentro de campo, Thiago Silva sempre se notabilizou por ser um líder nato dentro dos elencos. Com muita capacidade, o zagueiro foi referência nos clubes que defendeu ao longo da carreira e segue sendo um espelho para os atletas do Chelsea.
Pensando no aniversário de Thiago Silva, o SportBuzz preparou uma matéria com a trajetória do jogador dentro dos gramados. Com títulos e gols importantes, o capitão merece todas as homenagens e reverências. Felicidades!
INÍCIO DA CARREIRA!
Em 1995, aos 11 anos, sua trajetória marcante no mundo do futebol começou nas categorias de base do Fluminense. Thiago Silva fez toda a sua formação no time carioca e ficou no clube até 2003, quando tinha 19.
O ano de 2003 marcou sua estreia no futebol profissional. Thiago Silva foi emprestado para um time gaúcho, o RS Futebol Clube, disputando a terceira divisão do campeonato regional. No ano seguinte, o zagueiro foi transferido para o Juventude, também do Rio Grande do Sul.
Por lá, Thiago Silva chamou atenção ao se destacar no Campeonato Brasileiro de 2004. Em 2005, o zagueiro foi contratado pelo Porto, mas teve poucas oportunidades de jogar. O brasileiro não se adaptou ao clima de Portugal e seus problemas respiratórios se agravaram.
Training at home #StamfordBridge 💙 @ChelseaFC #ThiagoSilva #ChelseaFC #NewSeason pic.twitter.com/ra5aQkm59x
— Thiago Silva (@tsilva3) August 18, 2021
No mesmo ano, Thiago Silva foi emprestado ao Dínamo de Moscou, da Rússia, mas também teve complicações de saúde e passou por uma tuberculose séria devido ao frio intenso, ficando seis meses internado.
Sua volta para o Brasil aconteceu em 2006, quando o Fluminense contratou o atleta. Em 2007, em um bom momento na carreira, o zagueiro conquistou a Copa do Brasil pelo Tricolor. Em 2008, o Fluminense chegou à final da Copa Libertadores, conquistando o vice-campeonato.
As características de Thiago Silva se revelaram apenas na sua segunda passagem no Fluminense: chute forte de perna direita, dribles, desarmes precisos e velocidade pouco usual para zagueiros. Após seu bom rendimento, o zagueiro foi contratado pelo Milan, em 2008.
Ohhhh Thiago Silva! 🎶
Happy Birthday, @tsilva3! 🎉 pic.twitter.com/lMh4bh5Q8V
— Chelsea FC (@ChelseaFC) September 22, 2021
Mas só em 2011 que Thiago Silva consolidou-se como titular do clube italiano, sendo considerado o melhor do mundo de sua posição naquele ano. Ele ainda venceu o Campeonato Italiano na temporada 2010-11.
Em junho de 2012, o atleta foi comprado pelo Paris Saint-Germain, onde jogou até agosto de 2020. Por lá, Thiago Silva conquistou 23 títulos. Em seguida, o craque assinou contrato com o Chelsea, da Inglaterra, e logo venceu a Champions League.
Thiago Silva também é um dos capitães da Seleção Brasileira. Com a amarelinha, ele venceu a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa América, em 2019. Na vida pessoal, o zagueiro é casado com Belle Silva e tem dois filhos, Isago e Iago.