A partir de agora as competições ficarão mais difíceis para o Palmeiras, com o segundo turno do Campeonato Brasileiro se aproximando e a semi-final da Libertadores pela frente. No próximo final de semana é o Flamengo, pela 20ª rodada do Brasileirão, enquanto pela Liberta será o Atlético-MG.
O toque especial é que são confrontos contra as principais pedras no sapato de Abel Ferreira, as únicas equipes que o técnico português não conseguiu bater desde que chegou ao Palmeiras.
Contra o Flamengo foram três partidas, com duas vitórias rubro-negras e um empate: no Brasileiro passado foi 2×0 para o Fla, o 2×2 na Supercopa do Brasil (mas que resultou em um vice-campeonato nos pênaltis da Supercopa do Brasil) e na edição atual onde o Flamengo venceu no Maracanã por 1×0.
Hoje o rubro-negro é comandado por Renato Gaúcho, sendo um dos melhores (se não o melhor) times do Brasil, além de também ser um possível oponente em uma eventual final da Libertadores.
Outra equipe que faz Abel sofrer é o Galo, que venceu as duas partidas disputadas contra o técnico alviverde. Na última rodada do Campeonato Brasileiro passado, o Atlético-MG venceu por 2×0 no Mineirão, resultado que foi repetido há quase três semanas pelo Brasileiro atual. Nessa partida, Patrick de Paula foi expulso no 1º tempo e comprometeu uma parte do jogo para o Palmeiras.
Agora o confronto é em um mata-mata da Libertadores, valendo vaga na final, o bicampeonato para o Palmeiras (que pode também se tornar tricampeão da competição) e o segundo título de Libertadores do Galo. Hoje, o Atlético também vive um bom momento, mas o jogo é grande e será decidido nos detalhes!