Neste domingo, 30, a Conmebol anunciou oficialmente a suspensão da Copa América 2021, que aconteceria na Argentina. A informação oficial foi divulgada pelas redes sociais da organização.
A CONMEBOL informa que, em atenção às circunstâncias presentes, resolveu suspender a organização da Copa América na Argentina. A CONMEBOL analisa a oferta de outros países que mostraram interesse em abrigar o torneio continental. Em breve serão anunciadas novidades nesse sentido.
— CONMEBOL 🇧🇷 (@CONMEBOLBR) May 31, 2021
O principal motivo pelo adiamento do início da competição é no grande número de contaminações pelo novo coronavírus no país sede desta edição. Na mesma da do anúncio da suspensão, o país registrou 21.346 novos casos e 348 mortes. A nível de comparação, no mesmo dia, o Brasil registrou 43.520 novos casos e 874 mortes. Contudo, enquanto o Brasil tem 211 milhões de habitantes, a Argentina tem apenas 44,94 milhões.
Tendo como base os números do último domingo, o Brasil registra um novo a cada 4.850 pessoas. Já na Argentina, registra um novo caso a cada 2.105 habitantes do país, o que acabou levando a organização responsável pelo futebol sul-americano a suspender a competição.
Inicialmente, a competição aconteceria entre os dias 11 de junho e 10 de julho, contudo, agora não existe uma data definida para e a entidade até cogita o cancelamento, mas espera para ouvir propostas de outros países para sediar o torneio.
Mesmo com a suspensão, as seleções ainda têm seus compromissos pela Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2021 e a Seleção Brasileira vai a campo contra Equador e Paraguai nos dias 4 e 8 de junho.