No último domingo, 02, um protesto de torcedores do Manchester United agitou o mundo do futebol antes da partida diante do Liverpool, que acabou sendo adiada para que novas invasões e agressões não pudessem ocorrer.
Na manifestação, os torcedores criticavam a ‘Família Glazer’, que comanda as ações do Manchester United desde o ano de 2003. No entanto, as recentes medidas tomadas pelos proprietários revoltaram boa parte da torcida.
In @ManUtd statement it’s says one of their steward’s didn’t just let the fans in as stated in the media.
Assim, o estádio Old Trafford foi invadido por milhares de torcedores, que protestaram e pediram a saída da ‘Família Glazer’. Contudo, a invasão e o protesto contaram com cenas fortes no embate entre os torcedores e a polícia de Manchester.
De acordo com uma reportagem veiculada pelo jornal The Sun, um pequeno grupo de policiais foi facilmente superado pelas centenas de torcedores do Manchester United, que utilizaram garrafas para enfrentar as autoridades.
Além disso, a ação dos torcedores vem sendo replicada em vídeos nas redes sociais. Por conta da desvantagem numérica, alguns policiais chegaram a ser atingidos pelos estilhaços de vidro, que se espalharam rapidamente.
That is not protesting against the owners of your football club, a police officer had his face slashed! I don’t care what team u follow, that’s just disgraceful! It’s the scum that jump on a bandwagon and ruin what a protest is all about! I hate this country at times! pic.twitter.com/tS49LWjZOm
Para completar a violência dos torcedores, alguns sinalizadores também foram usados pela multidão que tentava invadir o estádio. Em contato com o jornal The Sun, Russ Jackson, chefe assistente da polícia, condenou a ação violenta da torcida.
“Em diferentes pontos, garrafas e barreiras foram atiradas, policiais agredidos e pessoas escalaram a estrutura do estádio, criando risco para si e para os policiais”, disse o chefe assistente da polícia.
Confira a nota do Manchester United na íntegra:
“Após discussão entre a Polícia, a Premier League, o Conselho de Trafford e os clubes, nossa partida contra o Liverpool foi adiada devido a questões de segurança e proteção em torno do protesto de hoje. As discussões agora ocorrerão com a Premier League em uma data revisada para o jogo.
Nossos torcedores são apaixonados pelo Manchester United e reconhecemos completamente o direito à liberdade de expressão e ao protesto pacífico.
No entanto, lamentamos a interrupção da equipe e as ações que colocaram outros torcedores, funcionários e a polícia em perigo. Agradecemos à polícia por seu apoio e iremos auxiliá-los em quaisquer investigações subsequentes.”
Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.