O Campeonato Brasileiro 2020 está chegando em sua reta final com a última rodada a ser disputada nesta quinta-feira, 25. Diferentemente do que vimos em alguns outros anos, desta vez, a competição nacional foi acirrada do começo ao fim, e com muitas surpresas.
A começar pela briga entre Internacional, Atlético-MG e Flamengo no início da competição, que gerou uma verdadeira dança das cadeiras entre as primeiras posições.
E claro, a mais impressionante delas, quando o São Paulo estava praticamente com a taça na mão, a sete pontos na frente do segundo colocado e deixou o título escapar com uma escorregada.
Quando tudo parecia estar praticamente definido, no momento em que o Internacional precisava apenas de uma vitória para ser campeão de forma antecipada, o Flamengo chegou com tudo e diminuiu essa chance.
Agora, o Rubro-Negro é quem ocupa a primeira posição e precisa apenas de si mesmo para garantir o bicampeonato, mas ainda assim precisa ligar o alerta, já que dependendo da combinação de resultados, pode ser ultrapassado.
A equipe comandada por Rogério Ceni, que não tinha sido ponteiro em nenhum momento da Série A, tem 71 pontos e ocupa a 1ª colocação, faltando apenas mais um jogo para o encerramento.
E já os gaúchos estão com 69 e ainda possuem chance de título, dependendo da combinação de resultados.
Dessa forma, o Brasileirão 2020 pode realmente ser decidido na última rodada, ou até mesmo nos últimos resultados, e por conta disso, o SportBuzz relembra aqui outras vezes em que a competição nacional esperou até o último segundo para ter um campeão. Confira:
Santos – 2004
Em 2004, Atlético Paranaense era líder do BR até o penúltimo jogo quando o Vasco ganhou deles e o Santos tomou a liderança
O último jogo do Santos era justamente contra o Vasco, vencemos fomos campeões
Nosso técnico: Luxa
2021 ele é técnico do Vasco, rebaixado
Press F pelo Vascão pic.twitter.com/rQRCyZ0rKF— IDOSO DA VILA (@IdosoDaVila1912) February 22, 2021
Em 2004, o Athletico-PR liderou boa parte do Brasileirão, mas foi surpreendido e ultrapassado pelo Santos na penúltima rodada depois de perder para o Vasco.
Dessa forma, Furacão e Peixe chegaram com chances praticamente iguais de serem campeões na partida decisiva.
O Alvinegro jogava por uma vitória simples, enquanto os paranaenses precisavam ganhar e torcer por um tropeço paulista.
No entanto, o Santos, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo não bobeou e fez a sua lição de casa da melhor forma, ganhando por 2 a 1 justamente diante do Vasco e faturando a taça em cima do adversário.
Corinthians – 2005
No Serra Dourada e contra o Goiás, assim como hoje, o Corinthians, à época liderado por Carlitos Tevez, se consagrou tetracampeão brasileiro em 2005.
📸Marcelo Ferrelli/Gazeta Press#GazetaTimao pic.twitter.com/uWJaDpPL3g
— Tiago Salazar (@TiagoSalazar) October 16, 2019
O Brasileirão de 2005 foi muito marcado pelas polêmicas dentro e fora dos gramados. Nele, Corinthians e Internacional chegaram até a rodada final com chances reais de título e separados apenas por 3 pontos.
Para ser campeão, o Timão precisava empatar ou ganhar do Goiás, enquanto o Colorado precisava ganhar do Coritiba e torcer para o Alvinegro perder.
Em Goiânia, o Esmeraldino até fez sua parte, ganhando por 3 a 2 dos paulistas. Porém, o Inter escorregou diante do Coxa, e assim, o Corinthians foi campeão brasileiro.
O troféu veio mesmo que vários jogos tiveram que ser disputados novamente por conta do escândalo da “Máfia do Apito”.
São Paulo – 2008
🗓 Foi no dia 7 de dezembro…
Goiás 0️⃣x1️⃣ São Paulo, com gol de Borges. Faturamos o @Brasileirao de 2008, tri consecutivo e hexa nacional, o “tri-hexa”!
🎙 O @hernanes falou sobre a conquista no 42° episódio do nosso podcast “90 Anos Em Três Cores” > https://t.co/shOxqxCkwz pic.twitter.com/myZdrefoIW
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 7, 2020
Pelo Campeonato Brasileiro de 2008, São Paulo e Grêmio chegaram na última rodada separados por apenas 3 pontos, ou seja, uma vitória simples, mas com os dois tendo boas chances de título.
O Tricolor paulista garantiriaa a taça com um mero empate com o Goiás, enquanto o Imortal teria que ganhar do Atlético-MG e torcer por uma derrota São-Paulina.
A equipe comandada por Muricy Ramalho, porém, não deu chance para o azar e ganhou por 1 a 0 do Esmeraldino, confirmando a conquista.
Assim como aconteceu com o Tricolor agora, em 2020, o Grêmio também chegou a construir uma vantagem imensa no decorrer do torneio, mas foi ultrapassado pelo São Paulo na reta final.
Flamengo – 2009
06/12/2009 – Há 6 anos, o Flamengo vencia o Grêmio por 2×1, conquistando o título do Brasileirão (19V, 10E e 9D) pic.twitter.com/0j8LyGnnag
— Goleada Info (de 🏠) (@goleada_info) December 6, 2015
Naquele que é chamado de “Campeonato mais emocionante da história dos pontos corridos”, três clubes chegaram até a última partida com chance de título.
O Flamengo liderava, mas Internacional e São Paulo podiam conquistar a taça a qualquer momento caso vencessem e o Rubro-Negro tropeçasse.
No Maracanã lotado, o Flamengo viu o Grêmio sair na frente, mas conseguiu a vitória de virada, com gol decisivo do zagueiro Ronaldo Angelim, e foi decretado como o grande campeão.
Se não tivesse ganhado, inclusive, os cariocas teriam terminado em terceiro, já que o São Paulo e Inter golearam Sport e Santo André, respectivamente, na última rodada.
Fluminense – 2010
05/12/2010 – Há 5 anos, o Fluminense vencia o Guarani por 1×0, conquistando o título do Brasileirão (20V, 11E e 7D) pic.twitter.com/wGRGbFBCaO
— Goleada Info (de 🏠) (@goleada_info) December 5, 2015
Pelo Campeonato Brasileiro de 2010, três times chegaram na última rodada podendo ser campeões: Cruzeiro, Corinthians e Fluminense, onde apenas dois pontos separavam as equipes.
Na rodada decisiva, o Alvinegro apenas empatou com o Goiás e ficou com o terceiro lugar e por mais que o Cruzeiro tenha vencido o Palmeiras por 2 a 1, os mineiros ficaram com o vice-campeonato.
Mas essas definições só foram possíveis porque o Fluminense derrotou o Guarani por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Brasileiro.
Corinthians – 2011
O dia 04/12 é especial, dia do #Penta, em dia que começou triste com o falecimento do Doutor, mas que terminou com seu desejo:
“Quero morrer em um Domingo com o Corinthians Campeão”
–
Eterno Doutor Sócrates ✊🏽⭐⭐⭐⭐⭐ pic.twitter.com/cNsEd2Qqog— Mundo Corinthians (@mundosccp1910) December 4, 2020
No ano seguinte a decisão acirrada de 2010, o Corinthians chegou decisivo a não bobear e levantar a taça de vez!
A equipe paulista e o Vasco chegaram até a última rodada com chances de título.
Apesar de disputar um clássico contra o Palmeiras, o Timão segurou o empate e como o Vasco também empatou com o Flamengo, o Corinthians se consagrou campeão brasileiro depois de conviver com um jejum de seis anos.