Depois de 7.517 dias, o palmeirense pode bater no peito e gritar: “É finalista!”.
A classificação veio após uma verdadeira batalha no Allianz Parque. Mesmo vencendo por 3×0 na ida, o Verdão sofreu na volta, perdeu por 2×0, mas mesmo assim, conseguiu a vaga para o jogo do Maracanã, que está marcado para o dia 30 de janeiro.
A última vez em que o Palmeiras figurou na final da Libertadores foi em 2000, em que acabou perdendo (em circunstâncias polêmicas) para o Boca Jrs.
Desde então, o mundo mudou radicalmente, inclusive, muitos dessa “nova geração” de torcedores nunca viram o time na decisão.
Por isso, o SportBuzz decidiu mostrar como era o mundo em 2000, o último ano em que o Palmeiras estava na final do maior torneio da América do Sul!
COMO ERA O MUNDO EM 2000: ANO DA ÚLTIMA VEZ EM QUE O PALMEIRAS CHEGOU NA FINAL DA LIBERTADORES
BRASIL
Na virada de século, o Presidente da República Federativa do Brasil era Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o FHC, que estava em seu 2º mandato, que acabou em 2002.
Depois dele, vieram mais quatro chefes de estado. Lula (PT), de 2003 a 2010, Dilma (PT), de 2011 a 2016, Michel Temer (MDB), de 2016 a 2018, e Jair Bolsonaro (sem partido), de 2019 até agora.
TECNOLOGIA
No ano de 2000, o ano em que a teoria do “bug do milênio” tomava conta, a companhia de celulares asiática, a Nokia, revolucionou com o lançamento do celular 3310, que transcendeu a área da tecnologia e hoje é um símbolo da cultura pop.
MÚSICA
Como todo ano, várias músicas de sucesso são lançadas, e em 2000 não poderia ser diferente.
Apesar disso, a música mais tocada naquele ano, foi “Breathe”, da cantora pop estadunidense Faith Hill.
CINEMA
Se na música, nem todos se lembram de “Breathe”, o cinema em 2000 lançou um longa metragem que entrou, definitivamente, para a história da 7ª arte.
O filme mais visto naquele ano fora “Grinch”, que conta da história de uma criatura verde que não gosta de natal. Um verdadeiro clássico, não é mesmo?
4 ESTRELAS NO PEITO
O Brasil ainda não era penta campeão mundial.
Inclusive, quem estava no comando da Seleção Brasileira foi treinada, durante o ano de 2000, por Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão.
Somente depois o fracasso dos dois treinadores, Felipão, que era técnico do Palmeiras, assumiria o Brasil rumo ao penta de 2002.
CR7 E MESSI?
Se neste século, podemos colocar os jogadores como os melhores do século, até então. No ano 2000, nenhum dos dois sequer havia estrado como profissional.
Cristiano Ronaldo só tinha 15 anos. Já Messi estava no começo da adolescência, com apenas 13 anos.
MELHOR DO MUNDO
Em 2000, tivemos uma briga ferrenha para o prêmio de melhor jogador do mundo.
Porém, quem se saiu vencedor foi o francês Zinedine Zidane, que acabara de ser campeão da Copa pela França, em 1998.
O pódio foi completo, respectivamente, por Luís Figo, de Portugal, e Rivaldo, do Brasil.
(E sim, é o Pep Guardiola na imagem)
PRÊMIO REVELAÇÃO DO ANO
Se hoje em dia temos o troféu Golden Boy, para premiar o melhor jogador sub-23 do mundo, que tem a importância de ser considerado o “melhor jogador jovem” da temporada, em 2000, havia o prêmio italiano Bravo, que tinha a mesma finalidade.
O vencedor deste prêmio era um jovem goleiro espanhol que havia se destacado pelo Real Madrid, no título da Champions League, e se projeteva muito futuro nele: Iker Casillas.
Hoje aposentado, ganhou diversos títulos pelos merengues e terminou a sua carreira pelo Porto, de Portugal.
CRIAS DA ACADEMIA?
Se o ano de 2020/2021 o Palmeiras pode ser definido como “o ano da base”, com destaques individuais de Gabriel Menino, Verón, De Paula, Wesley, Danilo e cia… Muitos deles não eram nem nascidos em 2000.
Destes acima citados, apenas Patrick de Paula (1999), Gabriel Menino (2000) e Wesley (1999) eram nascidos, porém, não se lembram da final.