As plataformas de apostas esportivas estão ficando cada vez mais populares entre os usuários online. Com a facilidade de aplicativos e propagandas recorrentes na televisão brasileira em meio ao esporte, é possível, por exemplo, encontrar uma base de jogadores sólida discutindo sobre o meio em redes sociais e websites especializados. Isso veio em base de diversos serviços em português que surgiram, devido à aprovação que trouxe flexibilidade às apostas esportivas no Brasil feita pelo governo do ex-presidente Michel Temer em 2018.
O mercado de apostas esportivas de um modo geral no Brasil se manteve estagnado por anos, mas a internet e o modo como as coisas funcionam hoje aparentemente têm mudado essa visão. Apostas virtuais já contemplam essa flexibilização para a modalidade funcionar no Brasil, e como consequência, em breve ainda poderemos ver uma publicidade mais ampla do que já é visto sobre essas apostas, que consequentemente já faz parte do patrocínio de 14 dos 20 clubes série A do Brasileirão.
Isso é um número bastante relevante, levando em conta que o futebol é o esporte mais assistido em toda a América Latina e em várias outras partes do mundo. O website NetBet é um dos pioneiros em apostas esportivas e jogos de cassino online no país e recentemente trouxe uma atualização de sua tecnologia para o público brasileiro.
De acordo com Marsio Schneider, o gerente de Marketing no Brasil da empresa, o novo sistema de apostas esportivas da NetBet é todo ao vivo e além de ser mais ágil e moderno, traz informações importantes com estatísticas instantâneas dos jogos, como posse de bola, confrontos e até uma linha do tempo. Marsio revelou à imprensa o principal objetivo do lançamento: “Com estas tecnologias, a NetBet busca estar mais próxima do seu cliente, que tem na palma de mão mais possibilidades para fazer boas apostas”, afirma.
É uma mistura de instantaneidade dos jogos esportivos com lances, também instantâneos, online. Muitas outras empresas de apostas estão focando fortemente no segmento online/digital e não é pra menos: Estima-se que, por exemplo, entre R$5 bilhões e R$7 bilhões poderiam ser arrecadados por ano se essas empresas tivessem suas sedes no país, que é o que se espera após 2020. “O Brasil estará certamente entre os três maiores mercados do mundo”, assegura Fernando Rivas, CEO da Betsul, à imprensa em outra entrevista.
Com a expansão desse mercado por aqui, se espera uma mudança na forma como o esporte será acompanhado pelo público, pois a associação de uma partida com a prática da aposta em algum resultado possivelmente se tornará tão comum quanto outros serviços de loteria no país, atualmente.
Clubes de futebol, esportistas ou ex-esportistas e associações esportivas já realizam parcerias promovendo empresas do ramo em sua lista de patrocínio, o que aumenta o alcance das mesmas, além de criar um vínculo maior de confiança com seu público.
Seja por websites em desktop ou por aplicativos, as empresas de apostas estão investindo em novas interfaces que variam diante do público que pretendem atingir. As buscas por desenvolvedores de diversas linguagens para acompanhar a concorrência também estão crescendo. Por ora, basta saber se o governo brasileiro vai finalizar os procedimentos para que essas casas de apostas possam se estabelecer fisicamente em território nacional até 2021, pra que o mercado tenha o seu devido potencial atingido tanto pelas expectativas do governo quanto do usuário.