Nesta terça-feira, 16, o Bayern de Munique conquistou o Campeonato Alemão pela 30ª vez em sua história. O maior campeão nacional apresentou dificuldades no início de sua campanha, mas rapidamente se recuperou e conseguiu manter sua hegemonia na Alemanha.
A conquista do octacampeonato se deu, após os bávaros vencerem o Werder Bremen, na última rodada da Bundesliga, por 1 a 0, com gol de Lewandowski. Com a vitória, o time de Munique rebaixou os rivais e venceu a competição com duas rodadas de antecedência.
No entanto, se a temporada do Bayern de Munique for analisada como um todo, o início dela foi de bastante dificuldade. O clube investiu pesado na janela de transferências do verão europeu e contratou nomes como o de Philippe Coutinho, Lucas Hernández, Pavard, Cuisance, Arp, Odriozola e Perisic.
Ainda sob o comando de Niko Kovac, os bávaros demoraram para se encaixar e as constantes atuações irregulares acabaram rendendo a demissão do treinador. Um dos principais motivos para que ele deixasse o cargo foi o fraco desempenho da equipe no início da Bundesliga.
O técnico deixou o time depois da derrota do Bayern para o Entracht Frankfurt, por 5 a 1, na 10ª do campeonato. Com a derrota o time ocupava apenas a quarta colocação e com isso, Kovac não resistiu e deixou o comando do clube em sua segunda temporada.
Para o seu lugar, o Bayern de Munique apostou em Hansi Flick. Primeiramente chegou como um interino, mas demonstrou muita capacidade para o cargo e conseguiu dar outra cara para o atual octacampeão alemão.
Com um futebol ofensivo, com toque de bola rápido, pressão em cima dos adversários, o treinador alcançou uma incrível marca de 20 vitórias, um empate e duas derrotas na Bundesliga. Além disso, foi o primeiro a conseguir fazer mais de 90 gols em 32 jogos na nova era do Campeonato Alemão.
A partir da chegada de Flick, o Bayern não demonstrou mais aquela irregularidade do início da temporada e não demorou muito para assumir a ponta. Depois de conseguir seis vitórias consecutivas e contar com um tropeço do Red Bull Leipzig, a equipe de Munique ultrapassou os rivais na 20ª rodada e não foi mais alcançado.
O jogo que definiu essa conquista foi a partida contra o Borussia Dortmund, na 28ª rodada, no Signal Iduna Park. Os times ainda estavam próximos e um vacilo dos bávaros poderia dar esperanças para os rivais amarelos. Porém o time fez uma excelente partida e contou com um belo chute de Joshua Kimmich para vencer por 1 a 0.
Depois desse confronto o time seguiu firme e forte na manutenção do título alemão. Os jogadores se esforçaram para manter uma distância confortável sob os rivais Dortmund e Leipzig e com a sequência de vitórias se sagrou campeão com duas rodadas de antecedência.
O destaque do título
Robert Lewandowski com certeza foi o principal jogador da vitoriosa campanha do Bayern de Munique. O atacante polonês, que disputa pelo posto de artilheiro do ano, fez jus a sua fama no momento de marcar gols e chegou a incríveis 31 tentos em 29 partidas disputadas até a rodada 32. Na temporada, como um todo, o lendário centroavante fez 50 gols em 46 jogos, além de ser o artilheiro do clube na Champions League.
Artilheiros
- Lewandowski – 31 gols em 29 jogos
- Serge Gnabry – 12 gols em 30 jogos
- Philippe Coutinho – 8 gols em 22 jogos
- Thomas Muller – 7 gols em 31 jogos
- Leon Goretzka – 6 gols em 22 jogos
Quem deu mais assistências?
- Thomas Muller – 20 assistências em 31 jogos
- Serge Gnabry – 10 assistências em 30 jogos
- Joshua Kimmich – 7 assistências em 31 jogos
- Philippe Coutinho – 6 assistências em 22 jogos
- Alphonso Davies – 5 assistências em 28 partidas
5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter
1- Camisa Juventus 1985 Retrô – https://amzn.to/2JeQQgo
2- Caneca Scandinavia Real Madrid – https://amzn.to/2oh7iWs
3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City – https://amzn.to/32GlAin
4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé – https://amzn.to/2pJkLGO
5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona – https://amzn.to/2MGSGsQ
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.