Na última segunda-feira, foi celebrada a marca de 1.000 dias para o início da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. Dos oito estádios que serão sede da competição, o Khalifa International e o Al Janoub são os dois que estão em operação.
De acordo com o Comitê Organizador da Copa, mais três estádios serão inaugurados em 2020: o Estádio da Educação, o Al Rayyan e o Al Bayt. A organização e a Fifa fizeram um balanço sobre o andamento dos principais projetos e a experiência adquirida no Mundial de Clubes de 2019.
“Com mil dias para a Copa, o Catar se situa onde nenhuma outra sede esteve. O Catar quer encantar o mundo e está no caminho para isso. A Copa do Mundo de 2022 será um avanço, de uma perspectiva social e cultural. Vai abrir portas para essa região fanática por futebol, oferecendo uma nova visão para locais e estrangeiros, trazendo pessoas mais próximas servindo como uma ferramenta para o entendimento comum”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.
O Mundial de Clubes do ano passado, no Catar, também foi um evento-teste para a Copa do Mundo. De acordo com o Comitê, as novas linhas de metrô que foram entregues ajudaram na locomoção de mais de 50 mil torcedores. Centros de treinamento e novas estreadas serão finalizadas, além da expansão dos aeroportos.
“Com todos os projetos de infraestrutura em andamento, uma de nossas prioridades agora é formatar a experiência dos torcedores para 2022. Estamos determinados para realizar um evento que seja caloroso para todos e que mostre o nosso país e a nossa região sob a luz mais positiva. Nós aprendemos com o Mundial de Clubes e vamos aplicar as lições na edição de 2020 e em nosso planejamento para 2022”, disse Nasser Al Khater, diretor executivo do comitê Catar-2022.