A regra para a linha de impedimento no futebol pode ter uma mudança. Responsável por muitas polêmicas ao redor do mundo, ela ganhou um pouco mais de drama após a implementação do VAR. O recurso da tecnologia praticamente encerrou os erros de arbitragem, capazes de identificar milímetros de irregularidade. O debate acalorado sobre tal decisão pode “forçar” a Fifa a operar uma alteração.
O francês Arséne Wenger, treinador do Arsenal durante 22 anos, é o atual chefe de desenvolvimento da Fifa e afirmou que irá propor uma mudança na regra que beneficie o ataque e que evite que gols sejam anulados por impedimentos milimétricos. A declaração foi feita durante um painel de discussão realizado durante o Laureus World Sports Awards, na última segunda-feira, em Berlim.
“Não será impedimento se qualquer parte do corpo que possa marcar um gol esteja na mesma linha do último defensor, mesmo que outras partes do corpo do atacante estejam à frente. Isso irá resolver, e você não terá mais decisões sobre milímetros e frações do atacante estarem à frente da linha defensiva”, declarou Wenger.
Em nota oficial, a entidade máxima do futebol fez esclarecimentos em relação à declaração de de Arséne Wenger no Laureus World Sports Awards.
“Durante o referido painel de discussão, entre outros tópicos, me referi a possíveis maneiras de melhorar a regra de impedimento e mencionei uma das possibilidades que vale a pena pensar. Meu objetivo, assim como o da Fifa, é pensar continuamente em maneiras para melhorar nosso jogo e não devemos ter medo de discuti-los em público, mas estou ciente de que quaisquer alterações nas regras estão sujeitas a um processo de aprovação padrão, que inclui discussões com as partes interessadas e possíveis fases de teste, dentro do escopo estabelecido pela IFAB”, afirmou Wenger na nota.
A alteração será proposta em uma reunião da International Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do jogo em todo o mundo, no dia 29 de fevereiro. Se for aceita, a regra poderia ser alterada no começo de junho, o que implicaria em sua utilização já na Euro 2020, que será disputada a partir de 12 de junho.
Para isso, será necessário que a nova regra seja aprovada por seis de oito votos dentro da IFAB. Metade desses votos pertencem à Fifa, enquanto os países criadores da IFAB (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do norte) têm os outros quatro.
Hoje, a regra da linha de impedimento aponta que um lance é inválido caso o atacante que receba a bola esteja com ao menos uma parte do corpo que possa marcar um gol – cabeça, tronco e membros inferiores – à frente da linha do defensor, exceto o goleiro, mais próximo da linha de fundo.
A discussão sobre a regra surgiu na Inglaterra, na semana passada, após um gol do Wolverhampton, diante do Leicester, foi anulado por conta de um impedimento milimétrico do calcanhar de Pedro Neto.
5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter
1- Camisa Juventus 1985 Retrô – https://amzn.to/2JeQQgo
2- Caneca Scandinavia Real Madrid – https://amzn.to/2oh7iWs
3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City – https://amzn.to/32GlAin
4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé – https://amzn.to/2pJkLGO
5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona – https://amzn.to/2MGSGsQ
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.