Na tarde desta quinta-feira, 17, em Brasília, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, definiu a pena de dois anos para Gonzalo Carneiro, ex-jogador do São Paulo. Após um exame antidoping com resultado positivo para uma substância derivada da cocaína, o atacante uruguaio recebeu a sentença e passará a cumprir a pena.
A votação definiu que a suspensão terá um total de 24 meses retroativos à data da coleta, que aconteceu no dia 16 de março, com isso, sete meses já foram cumpridos, tendo em vista o fato de que está afastado dos gramados desde o instante que o resultado do exame foi confirmado.
Acompanhado de um advogado pessoal e um representante jurídico do São Paulo, Gonzalo teve o amparo tanto do clube paulista, quanto do seu responsável jurídico, que afirmaram que apoiarão o jogador neste recurso.
Bichara Neto, quem advoga o atleta, disse que a defesa recorrerá com argumentos plausíveis a possibilidade de redução da pena. Vale ressaltar que, neste caso, a punição prevista de 4 anos é vista como o período máximo. O voto vencido no julgamento dava punição de um ano para Gonzalo Carneiro.
Suspenso preventivamente do futebol desde abril, Gonzalo Carneiro está proibido de frequentar o CT da Barra Funda e não recebe salários do São Paulo desde então.