Apesar da Libertadores de 2019 ainda estar em andamento com as semifinais, a CONMEBOL, órgão que regulamenta o futebol na América do Sul, já planeja a edição de 2020 e pode ter uma alteração importante: O fim do “gol qualificado”.
O “gol fora” é um critério de desempate usado quando as equipes, no mata-mata, empatam em número de pontos e em saldo de gols, com isso, a equipe que fez mais gols na casa do seu adversário, avança.
A ideia foi sugerida pela CBF, que já adotou o esquema em suas copas, principalmente a Copa do Brasil.
Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da CBF disse que a ideia foi passada para a entidade sul-americana: “Eu já falei para o Alejandro (Domínguez, presidente da CONMEBOL) a posição do Brasil e dos grandes clubes, dos que são normalmente os disputantes das competições sul-americanas. É no sentido de não manter o gol qualificado. Entendemos que isso muda o dinamismo da disputa “
O presidente ainda exemplificou um caso que pode ocorrer como um benefício para que o gol qualificado seja retirado: “A gente cita como exemplo o River x Boca desta Libertadores. O River ganhou por 2 a 0 na ida. Se fizer 1 a 0 [na volta], o jogo praticamente está encerrado para o Boca”
Por outro lado, no confronto brasileiro, Flamengo se classificaria pelo critério de gols fora caso empate sem gols.
O Grêmio passaria com um empate por um empate igual ou superior a 2 a 2.