A partir de 2020, a Globo irá reduzir as datas de jogos transmitidos em TV aberta. A emissora está priorizando a rede Premiere, sua rede de canais pay-per-view, para arrecadar mais com o futebol. A informação foi publicada pelo Blog do Rodrigo Mattos, do UOL.
Nos últimos anos, desde a implantação de jogos do Brasileirão às segundas, a emissora trocou partidas de Corinthians e Flamengo, suas duas maiores audiências, para horários alternativos e fora da grade das tradicionais noites de quarta e tardes de domingo. A Globo também reduziu os jogos dos Estaduais nesta temporada.
O objetivo é incentivar os torcedores a contratar os pacotes por assinatura e aumentar o lucro com o pay-per-view. A grade de jogos na TV aberta passará de 95 para 85 partidas em 2020. Com a mudança, a emissora arrecadará R$ 307 milhões, R$ 3 milhões a menos comparado ao ano passado.
Um dos motivos da alteração da grade futebolística é que, no próximo ano, dois grandes eventos ocuparão horários da TV aberta: os Jogos Olímpicos e a Copa América. A mudança se dá porque a emissora ganha com publicidade específica desses torneios.
A situação ideal para a Globo seria a ampliação do calendário do Brasileirão, para adaptar jogos dos Estaduais em datas menos nobres durante as competições nacionais. Assim, o Campeonato Brasileiro seria realizado de fevereiro a novembro.