Desde que usou de seu perfil oficial nas redes sociais para fazer uma brincadeira com o companheiro de equipe Benjamin Mendy, Bernardo Silva viu sua vida virar de cabeça para baixo.
Ao fazer uma comparação entre o amigo e um desenho que estampa a caixa de um doce conhecido na Europa, o português foi acusado de racismo por grande parte dos internautas.
Na manhã desta quarta-feira, 2, a Federação Inglesa de Futebol se pronunciou sobre a o acontecido. Em uma nota oficial a entidade classificou a conduta do atacante como imprópria e ofensiva com o também jogador do Manchester City.
“A FA alega que o comentário do jogador constitui uma violação agravada dos seus códigos de conduta, por ‘incluir referência, expressa ou implícita, à raça e/ou cor e/ou origem étnica'”, dizia a publicação, que deu o dia 9 de outubro como data limite para a resposta de Bernardo.
Em sua defesa, o craque terá que apresentar argumentos e provas que não classifiquem o ocorrido como um ato racista por sua parte. Ao seu lado, Mendy já enviou uma carta para a Federação afirmando que não teria se ofendido com a situação, o que já tende ao favor de Silva.
O técnico Pep Guardiola defendeu o português e disse que tudo se tratou de “uma simples piada” entre Bernardo e Mendy, que são grandes amigos, acrescentando ser completamente errado pensar que o tweet tinha conotação racista.