Gabriel Bortoleto avaliou de forma positiva o desempenho da Audi no quinto e última dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona, mas deixou claro que espera avanços significativos antes da próxima sessão de pré-temporada, no Bahrein, daqui a duas semanas. O brasileiro pilotou no turno da manhã e terminou com o sexto melhor tempo da sessão, registrando 1min20s179 e completando 66 voltas.
O número de giros representou uma evolução considerável em relação ao primeiro dia de testes, quando o piloto havia completado apenas 27 voltas por conta de problemas técnicos. Para Gabriel Bortoleto, a atividade serviu para ampliar o entendimento do carro e do novo pacote técnico da equipe.
“Diria que foi uma sessão positiva. Perdemos algumas horas no início do dia com alguns problemas, mas assim que os resolvemos, conseguimos completar um bom número de voltas. Não foi tanto quanto eu gostaria, mas já é um começo. Foi muito positivo entender melhor o nosso carro e andar um pouco com ele e com o motor”, afirmou ao site oficial da Fórmula 1.
Ver essa foto no Instagram
O brasileiro destacou que falhas iniciais eram esperadas em um projeto novo e ressaltou a importância dos testes para identificar ajustes: “O shakedown é literalmente colocar o carro na pista e ver se tudo está funcionando. Já esperávamos esses problemas, mas é para isso que os testes servem. Estamos indo na direção certa”.
Bortoleto também explicou que a equipe agora vai focar na análise de dados e na correlação com o simulador antes da próxima etapa de testes: “Vamos voltar para a fábrica, entender onde precisamos melhorar no carro e trabalhar a partir disso. No Bahrein tudo será diferente, com outra pista e temperaturas distintas. Espero que melhoremos bastante nosso carro para o próximo teste”.
A Fórmula 1 retoma os testes privados nas sessões de pré-temporada no Bahrein, entre 11 e 13 de fevereiro e 18 e 20 de fevereiro.





