O título Mundial de Fórmula 1 será decidido apenas no Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da temporada, neste domingo, 7. Em busca do pentacampeonato, o holandês Max Verstappen falou sobre a corrida decisiva.
“Não tenho ideia. Espero que a gente comece o fim de semana bem, digamos assim. Isso ajudaria muito. Acho que, em ritmo puro, vai ser difícil, mas uma corrida como a de hoje mostra que um GP nem sempre é direto e muita coisa pode acontecer. Provavelmente vou confiar um pouco nisso”, projetou Max Verstappen no último domingo, 30.
O piloto da Red Bull é o vice-líder do Mundial de Pilotos, com 396 pontos conquistados, apenas 12 atrás do líder Lando Norris. No entanto, a diferença do holandês para o primeiro colocado, na época Oscar Piastri, já chegou a ser de 104 pontos, depois do GP da Holanda, no final de agosto.
Desde então, Max Verstappen venceu cinco das últimas oito corridas e chegou na última corrida do ano com chances de garantir o pentacampeonato consecutivo.
THREE DRIVERS, ONE WORLD TITLE…
DO NOT MISS THIS ONE!!! #F1 pic.twitter.com/sDVRckTGmV
— Formula 1 (@F1) November 30, 2025
A vitória de Verstappen no Catar
Neste domingo, 30, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Catar, no Circuito Internacional de Lusail, e manteve a disputa pelo título em aberto. O holandês elogiou a estratégia utilizada pela Red Bull na corrida e comemorou a vitória.
“Fizemos a chamada correta para o pit-stop, fomos muito espertos. Estou muito feliz por vencer aqui, vamos lutar até o final. Muita coisa pode acontecer”, finalizou Max Verstappen.
Na 7ª volta, o acidente de Nico Hulkenberg causou uma bandeira amarela e obrigou a entrada do Safety Car. A maioria dos carros resolveu ir aos boxes, incluindo Verstappen. Por outro lado, a McLaren optou por manter Lando Norris e Oscar Piastri na pista.
Assim, o holandês conseguiu a vantagem necessária para assumir a liderança da corrida e garantir a vitória.
As contas para o GP de Abu Dhabi
Por fim, para ser campeão Mundial neste domingo, Max Verstappen precisa vencer o GP de Abu Dhabi e torcer para que Lando Norris fique fora das três primeiras posições. Se chegar no pódio, o britânico da McLaren vai conquistar seu primeiro título.
O australiano Oscar Piastri, 3º colocado, ainda tem chances de levantar o troféu, mesmo que remotas. Além de vencer a prova, ele precisa torcer para Norris terminar abaixo do sexto lugar e Verstappen abaixo do quarto colocado.
Caso fique em segundo, Piastri precisa que Norris fique abaixo do décimo lugar e Verstappen abaixo do quarto.





