O australiano Oscar Piastri conquistou, neste sábado, 30, a pole position para o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, no Circuito Internacional de Lusail. O piloto da McLaren vai largar à frente de Lando Norris, seu companheiro de equipe, e Max Verstappen (Red Bull).
Com a pole, Oscar Piastri deu sequência ao seu final de semana perfeito no Catar. Ele já tinha conquistado a pole position para a corrida sprint e também venceu a prova, na manhã deste sábado. Por outro lado, Lando Norris, líder do Mundial de Pilotos, vai largar na segunda posição e mira garantir o título já neste domingo.
Em busca do pentacampeonato, Max Verstappen vai largar na 3ª colocação. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou a classificação na 14ª posição. No entanto, por conta do acidente no GP de Las Vegas, o piloto da Sauber vai largar apenas no 19º lugar.
O Grande Prêmio do Catar, penúltima etapa da temporada, acontece neste domingo, 30, às 13 horas (de Brasília).
Ver esta publicação no Instagram
A pole position de Oscar Piastri
No Q1, George Russell foi o mais rápido, com 1min20s074, seguido pela dupla da McLaren. Assim como na classificação para a corrida sprint, Lewis Hamilton, da Ferrari, foi eliminado logo de cara. O hetpacampeão registrou 1min20s907 e ficou apenas na 18ª posição.
Junto com ele, Franco Colapinto (20º – Alpine), Lance Stroll (19º – Aston Martin), Esteban Occon (17º – Haas) e Yuki Tsunoda (16º – Red Bull) também foram eliminados.
Em seguida, Oscar Piastri foi o mais rápido, com 1min19s650. O australiano ficou na frente dos outros dois pilotos na briga pelo título: Lando Norris e Max Verstappen. Por outro lado, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, registrou 1min20s534 e foi eliminado na 14ª colocação.
No entanto, ele vai precisar cumprir uma punição de cinco posições e vai largar em 19º.
Além dele, os eliminados foram: Alexander Albon (15º – Williams), Oliver Bearman (13º – Haas), Liam Lawson (12º – Racing Bulls) e Nico Hulkenberg (11º – Sauber).
Já no Q3, um incidente envolvendo o carro de Carlos Sainz causou uma bandeira vermelha. O piloto da Williams saiu dos boxes com um pedaço de fita grudado no carro. No momento da paralisação, Lando Norris estava na liderança.
Nos minutos finais, Oscar Piastri ultrapassou seu companheiro de equipe e conquistou a pole position, com o tempo de 1min19s387. Lando Norris vai largar na segunda posição, enquanto Max Verstappen ficou na terceira colocação. As duas Mercedes aparecem logo atrás, com Russell seguido por Kimi Antonelli.
Por fim, Pierre Gasly, da Alpine, foi o grande destaque da prova. O francês conseguiu chegar no Q3 e vai largar na 9ª posição.





