O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida sprint do GP dos Estados Unidos, disputada nesta sábado, 18, em Austin. A prova foi marcada por uma largada caótica e terminou sob bandeira amarela, após nova batida nas voltas finais.
Verstappen garantiu a vitória com 1s6 de vantagem sobre George Russell, da Mercedes, enquanto Carlos Sainz, da Williams, completou o pódio em terceiro. Gabriel Bortoleto terminou em 11º, após ganhar nove posições durante a prova.
Logo na curva 1 da primeira volta, um acidente envolvendo Lando Norris, Oscar Piastri, Fernando Alonso e Nico Hülkenberg causou o abandono das duas McLarens e trouxe o safety car à pista. A relargada só ocorreu na volta 5, com Verstappen mantendo a liderança e Russell logo atrás. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou em último, aproveitou o caos e subiu sete posições, chegando ao 13º lugar ainda no início.
Ver essa foto no Instagram
Após a relargada, Russell tentou uma ultrapassagem ousada sobre Verstappen e os dois chegaram a sair da pista, mas o holandês manteve a ponta. Mais atrás, Lewis Hamilton superou Charles Leclerc em bela manobra para assumir a quarta posição.
A prova voltou a ser neutralizada nas voltas finais, quando Lance Stroll acertou Esteban Ocon em disputa pelo 12º lugar e ambos abandonaram. Com a corrida encerrada sob bandeira amarela, Verstappen confirmou mais uma vitória e ampliou sua sequência dominante nas sprints.
A corrida principal do GP dos Estados Unidos será disputada neste domingo, 19, às 16h (de Brasília), com a classificação marcada para este sábado, às 18h.
Verstappen conquista a pole da sprint do GP dos EUA
Max Verstappen garantiu a pole position para a corrida sprint do GP dos Estados Unidos, nesta sexta-feira, 17, com o tempo de 1m32s143, 0s071 à frente de Lando Norris. É a décima pole do holandês em corridas sprint na Fórmula 1.