Max Verstappen segue imbatível em Austin. O holandês da Red Bull conquistou neste sábado, 18, a pole position para o GP dos Estados Unidos, sua 47ª na carreira e a segunda no Circuito das Américas. O tricampeão vive fim de semana perfeito: já havia feito a pole da corrida sprint e venceu a prova curta horas antes da classificação. Lando Norris e Charles Leclerc completam o top 3 no grid.
“Foi bom, cada segmento (da volta) foi muito forte. É muito complicado aqui, ventando muito, muito quente. No primeiro setor tinha um vento por trás do carro muito desafiador, e a primeira volta do Q3 foi muito boa. Não consegui abrir minha última volta, mas dei sorte por minha primeira volta ter sido suficiente para fazer a pole position”, disse Verstappen após o fim da prova.
O brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou a classificação apenas em 16º lugar, sendo eliminado ainda no Q1. Em sua estreia na pista americana, o piloto da Sauber teve dificuldades de adaptação e reconheceu o desempenho abaixo do esperado.
Ver essa foto no Instagram
“Tem sido um fim de semana difícil, não estou confortável com o carro. O Nico (Hülkenberg) tem o mesmo equipamento e está fazendo um ótimo trabalho. Posso colocar a culpa em mim, mas vamos lutar”, afirmou o brasileiro em entrevista à Band.
Além de Bortoleto, também caíram no Q1 Esteban Ocon (Haas), Lance Stroll (Aston Martin), Alexander Albon (Williams) e Isack Hadjar (RB). No Q2, ficaram de fora Nico Hülkenberg (Sauber), Liam Lawson (RB), Yuki Tsunoda (RBR), Pierre Gasly (Alpine) e Franco Colapinto (Alpine).
O top 10 da classificação ficou da seguinte maneira: Max Verstappen, Lando Norris, Charles Leclerc, George Russell, Lewis Hamilton, Oscar Piastri, Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Carlos Sainz e Fernando Alonso. O Grande Prêmio está marcado para este domingo, 19, às 16h (de Brasília)