O GP de Singapura foi de superação para Gabriel Bortoleto. O piloto brasileiro da Sauber enfrentou uma corrida complicada neste domingo, 5, e terminou apenas na 17ª colocação, fora da zona de pontuação. Um toque logo na primeira curva da prova causou danos na asa dianteira e obrigou o novato a fazer um pit stop ainda na volta inicial, comprometendo suas chances de recuperação.
“Definitivamente não foi a nossa melhor corrida. Fiquei com alguns danos depois do contato na primeira curva da volta inicial. Ficamos três lado a lado e, infelizmente, houve um toque que quebrou minha asa dianteira. Isso nos forçou a fazer um pit-stop para trocar a asa, o que nos custou algum tempo. Daí em diante, foi uma corrida difícil o tempo inteiro”, explicou o brasileiro após a prova.
Mesmo com as adversidades, Gabriel Bortoleto elogiou o desempenho da equipe e ressaltou o aprendizado tirado da etapa: “Nosso ritmo não era dos mais fortes e quando ficamos atrás do [Franco] Colapinto, sabíamos que seria difícil ultrapassar. É extremamente difícil ultrapassar aqui. Passei a maior parte do tempo preso atrás dele, o que também permitiu que outros se aproximassem”.
A challenging night on the streets of Singapore 🇸🇬
An early incident for Gabriel and a DRS train left both drivers with few chances to recover on a track where overtaking is tough. We’ll come back stronger in Austin. 💚#SingaporeGP pic.twitter.com/QSa83vqSvc
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) October 5, 2025
Apesar do resultado, o piloto destacou o trabalho coletivo e o foco nas próximas corridas: “No geral, foi só um daqueles dias em que as coisas não vão bem para o nosso lado. Ainda assim, vamos levar os pontos positivos do final de semana, aprender o que podemos e seguir em frente. A equipe continua trabalhando muito duro aqui e na fábrica. Estamos determinados a voltar para a zona de pontuação”.
Com o resultado, Bortoleto manteve 18 pontos e ocupa a 18ª posição no Mundial de Pilotos. A Sauber segue em oitavo no Mundial de Construtores, com 55 pontos. A Fórmula 1 retorna entre os dias 17 e 19 de outubro, com o GP dos Estados Unidos, em Austin.