Logo após o GP do Azerbaijão, Charles Leclerc expressou sua insatisfação com a situação que se desenrolou durante a corrida, sobretudo devido à atitude de Lewis Hamilton. O episódio que gerou controvérsia teve início na volta 43, quando a Ferrari solicitou que o monegasco permitisse que Lewis o ultrapassasse. O pedido teve como base o fato de que o heptacampeão mundial apresentava ritmo superior.
A estratégia da Ferrari visava maximizar suas chances de avançar posições, planejando posteriormente inverter os lugares caso a tática não fosse bem-sucedida. Assim, como Hamilton não conseguiu ultrapassar Lando Norris, que terminou em sétimo lugar, e a tensão aumentou quando a equipe solicitou a devolução da posição a Leclerc. Embora instruções claras tenham sido passadas para Lewis, o piloto britânico se recusou a trocar de posição.
“Tanto faz para mim. Era pelo oitavo lugar. Tudo bem. Que ele aproveite esse oitavo lugar. É simplesmente estúpido, porque não é justo. Mas, de novo: sinceramente, tanto faz. Não é justo julgar o potencial do carro. Largamos de uma posição onde não deveríamos estar. E isso é responsabilidade minha“, disparou Charles Leclerc em entrevista ao canal “Sky Sports” logo após a corrida.
Ver essa foto no Instagram
A corrida além de Leclerc e Hamilton
Em uma corrida tranquila e sem sustos na manhã deste domingo, 21, Max Verstappen liderou de ponta a ponta e garantiu a vitória no GP do Azerbaijão de F1. George Russell e Carlos Sainz completaram o pódio, respectivamente. Para melhorar ainda mais o final de semana da Red Bull, Lando Norris terminou a corrida apenas em sétimo, enquanto Oscar Piastri sequer completou a prova.
Logo após a corrida, Verstappen festejou a vitória e exaltou o carro da Red Bull. “Este fim de semana foi incrível para nós. Monza já foi ótimo, mas vencer aqui é fantástico para nós. O carro funcionou muito bem com os dois compostos. Tivemos ar limpo o tempo todo, pudemos cuidar bem dos pneus, foi bem tranquilo. Nunca é fácil por aqui, ventava muito, então, o carro se mexia bastante. Estou incrivelmente feliz com este desempenho“.