Lewis Hamilton, heptacampeão de Fórmula 1, enfrentou um sábado desafiador no GP do Azerbaijão, finalizando a classificação apenas na 12ª posição. O piloto expressou sua frustração ao avaliar que um erro na escolha dos pneus foi determinante para seu desempenho aquém do esperado. Dessa forma, a Ferrari parece ter errado na decisão, enquanto outras equipes tiveram resultados melhores.
Durante o Q2 da classificação, Hamilton encontrou dificuldades, mas ainda se situava dentro da zona possível de classificação até a última rodada de voltas rápidas. No entanto, a Ferrari foi uma das poucas equipes a optar por pneus macios no momento decisivo, enquanto a maioria das concorrentes apostava em compostos médios para otimizar o desempenho. A escolha incomodou bastante o britânico.
“Estou muito desapontado. O carro estava bom ontem, hoje fomos em uma direção que, no papel, parecia ser boa e nos colocaria no melhor lugar possível. O ritmo foi bom, estávamos progredindo, não cometi nenhum erro, mas colocamos os pneus errados na parte final. Todos à minha frente estavam de médios, mas perdi a chance de usar um dos meus por um problema de planejamento e fiquei em uma posição ruim“, disse Hamilton.
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“Queria usar compostos médios, mas a equipe disse que a volta de aquecimento foi longa demais, então fiquei sem tempo e combustível. Vamos lidar com isso internamente. Como disse anteriormente, há muitos pontos positivos neste fim de semana e realmente vejo isso. Acreditei que brigaria pela pole-position hoje, então foi um choque. Mas vamos aceitar e seguir melhorando“, lamentou o piloto durante entrevista à “Sky Sports”.
O treino da F1 além de Hamilton
Um verdadeiro caos pode resumir da melhor forma o treino classificatório para o GP do Azerbaijão de F1. As voltas rápidas deram lugar às inúmeras batidas e bandeiras vermelhas. Mesmo assim, o pole position teve que ser definido depois de longas paralisações. Dessa forma, Max Verstappen ficou com o tempo mais rápido e terá as companhias de Carlos Sainz e Liam Lawson, que completaram as primeiras posições.
O treino começou às 09h (horário de Brasília) e já teve bandeira vermelha logo de cara. Alex Albon beijou o muro do Circuito de Baku e deu adeus à classificação. Mais tarde, Nico Hülkenberg também deu aquela encostada nas paredes estreitas e promoveu a segunda interrupção do dia. Vale citar que tudo isso aconteceu ainda no Q1, que demorou mais de 30 minutos para terminar e se encerrou com batida de Franco Colapinto.