A F1 movimentou os fãs de automobilismo neste domingo, 07, com o GP de Monza, na Itália. Max Verstappen defendeu a pole position para conquistar a vitória pela Red Bull Racing. Logo atrás, vieram os carros da McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri, respectivamente, completaram o pódio.
“Foi um excelente dia para nós. Na primeira volta houve um pouco de falta de sorte, mas depois estávamos voando. O carro estava muito prazeroso, paramos no momento certo. Colocamos os pneus duros e pudemos acelerar mais, foi uma execução fantástica da equipe”, destacou Max em fala à imprensa.
O australiano, por sua vez, explicitou insatisfação com P3: “Foi um começo difícil para mim, não foram as minhas duas melhores voltas da vida (no início). Depois, fiquei com uma corrida bastante solitária, sofri bastante. O carro não estava exatamente como eu gostaria. Estou feliz com os pontos, satisfeito com o resultado”.
Detalhes sobre o GP de Monza
Logo no início da prova, Nico Hülkenberg (Sauber) teve um problema com o carro e sequer largou. Norris tentou atacar Verstappen, mas recebeu uma ‘negativa’ do tetracampeão e exclamou: “O que esse idiota está fazendo? Ele (Verstappen) me cortou na grama e depois cortou a chicane”. A pedido da RBR, o holandês cedeu a posição, posteriormente recuperada.
Bortoleto chegou a perder posição, mas a falha na suspensão do carro de Fernando Alonso (Aston Martin) permitiu que o brasileiro se recompusesse na classificação. Além disso, ao final da prova, ele herdou a posição de Kimi Antonelli (Mercedes) com P8, já que o italiano precisou cumprir penalidade na prova. Antes, o engenheiro do brasileiro já havia enaltecido o seu desempenho em Monza:
“Os pneus estão ok, o ritmo está ok também. Ainda estamos no plano, você está fazendo um bom trabalho aqui”. Carlos Sainz Jr. (Williams) e Ollie Bearman (Haas) colidiram, mas ambos conseguiram voltar para a pista, evitando o DNF.
Ver essa foto no Instagram
F1: sequência da temporada
Agora, a F1 retorna somente em duas semanas, com o GP do Azerbaijão. Na classificação geral, Piastri lidera pelo Campeonato de Pilotos, seguido pelo colega, Norris, e Verstappen.





