Na manhã deste domingo, 31, Oscar Piastri dominou as ações, ignorou a chuva leve e garantiu a vitória no GP da Holanda de F1. De ponta a ponta, o piloto da McLaren liderou sem grandes problemas e aumentou a vantagem na liderança da categoria. O pódio ainda teve Max Verstappen e Isack Hadjar, que superaram Norris e mantiveram as posições definidas no treino classificatório no Circuito de Park Zandvoort.
A corrida começou bastante animada com o ataque de Max Verstappen aos carros da McLaren. Na largada, o holandês até passou Lando Norris, mas ficou atrás de Piastri. Quem não repetiu o bom início de prova do dono da casa foi Gabriel Bortoleto. Depois de largar em 13º, o brasileiro não teve potência para sair do grid e acabou caindo para a última posição, tendo que se recuperar na sequência.
Com a ameaça frequente de chuva, Lando Norris apertou o passo e recuperou a posição de Verstappen, que largou com pneu macio e perdeu rendimento. Assim, com os carros da McLaren na liderança, o GP da Holanda voltou a ficar agitado graças a Lewis Hamilton. Na curva 3, o piloto da Ferrari perdeu o controle e acabou no muro, tendo que abandonar a prova mais cedo.
Ver essa foto no Instagram
Corrida agitada na F1
Tranquilo na liderança, Piastri se manteve bem mesmo com a entrada do safety car após a batida de Hamilton. Por outro lado, Leclerc e Russell promoveram cenas de guerra na pista pela quinta posição. Quem levou a melhor foi o piloto da Ferrari, que chegou a colidir com o rival, mas seguiu na frente. Quem gostou da disputa foi Isack Hadjar, que conseguiu se manter na quarta colocação.
Na briga pela ponta, Norris até tentou ameaçar Piastri, mas não conseguiu chegar tão perto. No entanto, o britânico ganhou mais uma chance com a entrada do safety car na volta 54. Ao forçar a barra para ultrapassar Leclerc, Kimi Antonelli tocou na roda do rival e causou a batida do piloto da Ferrari contra o muro. Corrida tenebrosa para a escuderia italiana com o abandono de seus dois representantes.
Já na relargada e na reta final da corrida, Piastri manteve a liderança e ainda comemorou o abandono de Lando Norris, que viu o motor da McLaren ir para o espaço. Assim, o pódio foi completado por Verstappen e Isack Hadjar. Falando de Gabriel Bortoleto, o piloto da Sauber fez corrida ruim e terminou na 16ª colocação, atrás de Nico Hülkenberg. Fim de papo no GP da Holanda de F1!





