O GP da Bélgica trouxe surpresas e desafios inesperados para Lewis Hamilton, um dos nomes mais consagrados da Fórmula 1. Durante as classificações, o britânico encontrou-se fora de sua zona de conforto, não conseguindo ir além do Q1, um fato raro em sua carreira prestigiada. Assim, a eliminação precoce marcou seu pior desempenho em um grid de largada nas últimas cinco corridas.
Problemas mecânicos e estratégicos desafiaram Hamilton desde o início das atividades no Circuito de Spa-Francorchamps. Hamilton enfrentou dificuldades com a suspensão traseira, que havia sido ajustada após o GP da Inglaterra, na tentativa de melhorar a performance já obtida por um novo assoalho. No entanto, as modificações não trouxeram o efeito desejado, resultando em uma eliminação precoce também na sprint.
“Foi incrivelmente doloroso. Até aqui esse tem sido um fim de semana horrível. Tudo pode acontecer aqui, mas não sei, não tenho nem ideia de como vai ser amanhã. Vai ser difícil de onde eu vou largar. Definitivamente um fim de semana pra esquecer. A mesma coisa que vem sendo ao longo do fim de semana. O carro parece terrível. Foi difícil até mesmo trocando os pneus no Q1“, disparou Hamilton.
Ver essa foto no Instagram
Quais os impactos das mudanças no carro de Hamilton?
As mudanças realizadas no carro de Hamilton vieram para otimizar sua performance, porém, tiveram um efeito adverso no balanço e na estabilidade do veículo. Essa instabilidade complicou as tentativas de Lewis de ajustar o carro às condições da pista belga, que é notoriamente exigente em termos de aderência e tração. Mesmo com a troca de pneus durante o Q1, ele não conseguiu fazer as voltas necessárias para avançar.
“Não foi legal. Cometi outro erro e quero me desculpar com a equipe porque estar fora do Q1 é inaceitável, preciso analisar o que houve. Foi um desempenho muito ruim da minha parte. Não tem muito o que a gente fazer. O que a gente pode é começar de onde estou, mesmo, e ver até onde posso chegar. Acho que o foco agora é para o carro do ano que vem. Essa temporada tem sido complicada“, detonou o britânico.