Oscar Piastri, piloto da McLaren, afirmou que se sente pronto para lutar pelo título da Fórmula 1 em 2025, após um segundo ano positivo na categoria. O australiano destacou que trabalhou em suas fraquezas e agora se sente mais completo para brigar no topo.
“Eu realmente acredito que posso ser campeão mundial este ano. Sinto que há 12 meses eu ainda tinha algumas fraquezas que não me deixavam completamente confiante. Ao longo da última temporada, trabalhei nelas”, declarou Piastri.
Desempenho contra Norris
Durante 2024, a campanha que terminou com o título da McLaren no campeonato dos construtores, foi apenas o segundo ano de Piastri na categoria. O australiano conseguiu desafiar seu companheiro de equipe, Lando Norris, especialmente no início da temporada. No entanto, o britânico levou vantagem em classificações (20 a 4) e terminou como vice-campeão, enquanto o australiano foi apenas quarto no campeonato, mesmo com o carro mais rápido do grid pela maior parte da temporada.
Ver essa foto no Instagram
“No fim da última temporada, mencionei que queria melhorar na classificação, mas percebi que não é só uma questão de ser mais rápido no sábado. Há aspectos específicos que, se eu puder aprimorar, melhorarão meu desempenho geral”, afirmou o piloto.
Por outro lado, Piastri destacou sua capacidade de recuperação nas corridas: “Tive que batalhar muito para conquistar os resultados que consegui. Em várias ocasiões, tive que recuperar posições, e isso é algo que não dá para treinar no simulador.”
Disputa interna na McLaren
Na reta final da temporada passada, com Norris lutando pelo título contra Max Verstappen, o australiano teve que assumir uma posição de escudeiro, ajudando o britânico durante as corridas. Inclusive, abrindo mão de vitórias, como na Sprint Race do GP de São Paulo, quando ele abriu caminho para a ultrapassagem de Lando que venceu a prova. Contudo, com o novo McLaren MCL39 apontado como um dos favoritos para 2025, Piastri acredita que ele e Norris iniciarão a temporada em condições iguais e poderão competir de forma limpa dentro da equipe.
“Nós poderemos correr um contra o outro. Já mostramos várias vezes que podemos disputar posição de forma intensa, mas limpa. Desde que não tiremos pontos da equipe, é assim que vamos competir”, afirmou.
Expectativas de Piastri para 2025
Oscar Piastri mostrou confiança para próxima temporada a alguns veículos de mídia: “Eu realmente acredito que posso ser campeão mundial este ano.”
“Sinto que eu ainda tinha algumas fraquezas e trabalhei nelas. Agora, trata-se apenas de garantir que estarei no meu melhor nível todos os finais de semana, porque isso fará a diferença. Estou confiante e acho que ainda temos algumas coisas para melhorar”, afirmou.
No entanto, ele ressaltou que ainda tem pontos de melhoria: “Definitivamente, não sou um piloto completamente pronto, mas acho que ninguém realmente é. Se conseguirmos trabalhar nos pontos que estabelecemos nesta pré-temporada, terei muitas ferramentas para tentar fazer isso acontecer.”
A nova temporada da F1
A Fórmula 1 retorna no fim de semana dos dias 14, 15 e 16 de março, em Melbourne, na Austrália. O SportBuzz trará a repercussão e os destaques da principal categoria do automobilismo mundial.