A Ferrari oficializou um acordo técnico com a General Motors e a TWG Global, visando o fornecimento de unidades de potência e caixas de câmbio para a equipe Cadillac na Fórmula 1. A colaboração será válida a partir de 2026, quando a Cadillac planeja sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial, caso a entrada da equipe seja aprovada oficialmente pela FIA.
“O acordo é um marco importante para o esporte, e estamos satisfeitos em fornecer nossa unidade de potência e caixa de câmbio à equipe Cadillac, fortalecendo nossa posição com duas equipes clientes, o que traz benefícios significativos para o desenvolvimento técnico dentro da Ferrari”, declarou Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari.
Ferrari is pleased to announce that it has entered into an agreement with General Motors and TWG Global to supply the Cadillac Formula 1 Team with its power unit and gearbox starting in 2026.https://t.co/428P0qUEkw pic.twitter.com/vPjp3G17Qg
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) December 10, 2024
Parceria técnica e visão estratégica
Conforme anunciado, a parceria entre Ferrari e Cadillac tem caráter técnico e deverá durar pelo menos duas temporadas, até 2028. A equipe norte-americana planeja desenvolver seus próprios motores após esse período. Durante a fase inicial, a Andretti Formula Racing, liderada por Mario Andretti, campeão mundial de Fórmula 1 em 1978, será responsável pela construção do carro, enquanto a Ferrari fornecerá a base tecnológica com seus motores e caixas de câmbio.
Graeme Lowdon, futuro chefe da equipe Cadillac, reforçou o entusiasmo com a colaboração: “Essa parceria une duas grandes marcas. Temos total confiança na paixão, excelência e habilidades extraordinárias da Ferrari no fornecimento da unidade de potência.”
Evolução do projeto e contexto da entrada da Cadillac na F1
A FIA aprovou em novembro a entrada da GM/Cadillac na Fórmula 1, sem mencionar o nome da Andretti no comunicado oficial. Apesar disso, a nomeação de Mario Andretti como diretor e a construção do carro pela equipe que leva seu sobrenome reforçam os laços entre as duas marcas.
A união entre a Cadillac e a Ferrari foi divulgada inicialmente pela Associated Press (AP), destacando que a ideia de combinar o motor da escuderia italiana com o chassi da GM já estava nos planos desde o início do projeto. “Queríamos trabalhar com a Ferrari. Não consideramos nenhuma outra equipe”, revelou Andretti em entrevista à NBC.