Neste final de semana, os fãs de F1 aguardam ansiosamente pelo Grande Prêmio de São Paulo. Neste ano, a etapa em Interlagos – a 21ª primeira do calendário – conta com uma bonita homenagem a Ayrton Senna, já que seu legado completa três décadas em 2024.
O primeiro vencedor do Grande Prêmio de São Paulo
Muitos ícones do automobilismo se sagraram na pista brasileira. Em 1973, no conforto de casa, Emerson Fittipaldi conduziu a sua Lotus rumo à primeira vitória (que valia pontos) no circuito. Essa foi a primeira corrida oficial da categoria no país sul-americano. À época, o então campeão levou a melhor diante de Jackie Stewart.
“Foi uma boa corrida, mas não tranquila como pensam aqueles que viram pela televisão ou no autódromo. Minha principal preocupação foi poupar o carro, pois fazia muito calor e não queria ficar sem gasolina. Por isso reservei bastante para o fim”, diz Emerson sobre o episódio.
Ver essa foto no Instagram
“Sabia que aquele que pegasse a dianteira e ganhasse uma boa vantagem seria o vencedor. Forcei apenas no início, depois que Peterson saiu, e Ickx teve problemas. Depois foi distanciar-me o bastante de Stewart para não forçar”. Por um tempo, o brasileiro conseguiu lidar o campeonato, mas uma série de problemas e incidentes causaram a sua queda para Stewart ao final da temporada.
E o maior vencedor?
O maior campeão da história é o principal rival da carreira de Ayrton Senna na F1, o francês Alain Prost. Com seis títulos em nove anos, praticamente todas as conquistas aconteceram na década de 1980, deixando apenas uma para o primeiro ano da década seguinte. Dentre as conquistas, a decisão de desclassificação de Piquet ajudou no recorde, além de desistências de Senna e do próprio Piquet em 1985 e 1987, respectivamente.
A segunda posição fica com o heptacampeão mundial, Michael Schumacher, que soma quatro conquistas do Grande Prêmio brasileiro. A primeira foi exatamente na temporada de 1994, que ainda tinha Ayrton Senna nas pistas, mas um erro do piloto acabou abrindo o caminho para o alemão.
Os outros títulos aconteceram em 1995, 2000 e 2002. Fechando o pódio, dois dos grandes talentos recentes do automobilismo dividem a terceira posição com o veterano, sendo eles, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Carlos Reutmann, com três títulos cada